Meio Bit » Arquivo » Internet » Abin vai monitorar a Internet — Ou: Cada país tem o PRISM que merece

Abin vai monitorar a Internet — Ou: Cada país tem o PRISM que merece

Essa é de cair o XX da XXXXX. A Abin vai passar a monitorar redes sociais pois foi pega de surpresa com os protestos pelo país. ISSO MESMO, ninguém na Abin tinha Facebook ou Twitter.

11 anos atrás

darksideofthedilma

Uma vez, muito tempo atrás na empresa onde eu trabalhava um sujeito saiu de uma reunião com um dos gringos, e tinha um jeito estranho. Ele foi embora, perguntei quem era. “Ah, ele é da Abin, queria conhecer nosso produto”.

Fruto da Babá Eletrônica, de livros do Tom Clancy e filmes de Bond, fiquei curioso. “Sério? O cara era um agente?” Meu amigo gringo responde: “Sim, deixou inclusive o cartão de visitas”.

JURO, o sujeito tinha um cartão de visitas de Agente da Abin. Nunca mais critiquei James Bond por usar o codinome… James Bond.

Agora a Abin se supera. Enquanto os EUA se enrolam com um escândalo onde estariam monitorando em tempo real todas as comunicações digitais de todos os seus cidadãos (algo que pessoalmente duvido, é informação demais) aqui descobrimos que a Abin é menos informada que aquela sua tia que entra via Dial-Up uma vez por semana para checar emails.

Aliás, fica aqui um pedido de desculpas ao Presidente Lula. Quando ele dizia que não sabia de nada e a gente duvidava, estávamos errados. Ele estava sendo informado pela Abin.

O Governo Federal foi pego de surpresa pelas manifestações que estão pipocando pelo país. Segundo esta matéria da Época,

“Sem detectar as manifestações combinadas pelas redes sociais e que nesta quinta-feira, 20, terão como alvo o Palácio do Planalto, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) montou às pressas uma operação para monitorar a internet.”

O motivo é que

“O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que não teria alertado o Planalto das manifestações da semana passada em São Paulo e que desencadearam em uma onda de protestos no Brasil.”

A justificativa então é sensacional:

“Nos últimos dois meses, os agentes da Abin e de outros órgãos de inteligência foram deslocados para a segurança da Copa das Confederações, negligenciando outras áreas.”

Quer dizer: Não precisamos mais dizer “imagina na Copa”, já sabemos. A Inteligência do Governo (eu sei, isso soa estranho) é tão limitada em recursos que UM EVENTO torna a nossa Agência de Inteligência vulnerável a terríveis ameaças secretas Illuminati como um bando de gente organizando protestos via Facebook e Twitter.

Agora que Inês é morta,

“O governo destacou oficiais de inteligência para acompanhar, por meio do Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp, a movimentação dos manifestantes.”

Antes que comecem, não há nada de ilegal nisso. Vão colocar um estagiário no emprego dos sonhos de qualquer jovem da Geração Desocupada: Sentar na frente de um computador o dia inteiro piranhando pelas redes sociais. Só resta saber se vai usar o nick @NaoSouDaABIN, @MarioFofoca, @ABIN_USER_246 ou @JamesBond22331

O mais assustador de tudo é o Governo ter sido pego desprevenido. Não pela incompetência da Abin, mas pela total alienação dos primeiros escalões. É mais que claro que a atual administração não liga pra Redes Sociais…

twitterdilma

Mesmo assim queiram ou não (dica: não querem) elas existem e, Quod Erat Demonstratum, fazem diferença. Ignorar toda uma nova forma de comunicação por não conseguir entendê-la é suicídio político e, no caso do prefeito de Juazeiro do Norte, beira o suicídio físico.

Saber que a Agência Brasileira de Inteligência não tinha uma unidade dedicada a Redes Sociais, e estava menos informada do que acontece nelas que uma fã do Restart me assusta MUITO.

Querendo ou não a Dilma no poder, ela enquanto for Presidente precisa tomar decisões informadas, baseadas em dados reais, não em achismos. Quanto mais informações ela tiver, melhor. Não por causa de R$ 0,20; mas por causa da Argentina, do Hugo Chavez e do Canadá.

Portanto, boa sorte ao Estagiário da Abin, nesse momento que só posso chamar de V de Vergonha. Alheia.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários