Meio Bit » Ciência » Virgin Galactic anuncia Veículo Lançador de Satélites

Virgin Galactic anuncia Veículo Lançador de Satélites

Virgin anunciou que está desenvolvendo o LauncherOne, um lançador de pequeno porte, capaz de colocar satélites de até 225 kg em órbita baixa, a um custo de menos de US$ 10 milhões, o que em indústria espacial é troco de pinga.

8 anos atrás

cardoso_virgingalactic_launcherone

Não confundir com o VLS brasileiro, o da Virgin tem excelentes possibilidades de dar certo.

Originalmente a tecnologia por trás das Spaceships One e Two foi criada pensando em turismo suborbital, mas até por uma questão de bom senso, é preciso manter os aviões voando. Como qualquer um que jogue Pocket Planes sabe, avião parado é prejuízo na certa.

Então, que tal utilizar o White Knight, avião que lança as naves da Virgin, para lançar um veículo lançador de satélites, por mais redundante que a frase soe?

Seguindo essa lógica a Virgin anunciou que está desenvolvendo o LauncherOne, um lançador de pequeno porte, capaz de colocar satélites de até 225 kg em órbita baixa, a um custo de menos de US$ 10 milhões, o que em indústria espacial é troco de pinga.

Lançamentos de aviões não são novidade, a OSC (não confundir com OCP), dona do Pegasus, já colocou muita coisa em órbita assim.

Um excelente ponto de venda do lançador da Virgin é que ele economiza bastante combustível, deslocando-se ao ponto da Terra ideal para atingir a órbita desejada, assim não precisam de um foguete maior ou utilizar propelente dos satélites para posicionar na órbita correta.

Pelo vídeo Sir Richard Branson está bem feliz. Eu estaria, se meus cientistas também tivessem desenvolvido um ICBM na cara do mundo inteiro, acelerando meus planos de conquista global.

Fonte: SG.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários