Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Faça backup do WordPress no Dropbox

Faça backup do WordPress no Dropbox

12 anos atrás

dori_word_07.08.12

Se tem uma coisa que eu não gosto de fazer, mesmo sabendo ser extremamente necessário, é backup. Acho muito chato ter que ficar lembrando de tempos em tempos que cópias de segurança de determinados arquivos precisam ser feitas e por isso ter algum sistema que realize o processo automaticamente pode ser a solução. Se no PC eu já procuro me livrar dessa tarefa, imagine então fazer backup de blogs criados com o WordPress?

Então, sem querer descobri um artigo publicado no site 1stwebdesigner onde eles indicam várias maneiras de garantir que se o seu blog for pro espaço, haverá uma cópia armazenada em algum lugar e gostaria de aproveitar para indicar aquele que considero o mais simples e funcional deles, o WordPress Backup to Dropbox.

Distribuído gratuitamente, esse plugin faz exatamente o que o nome sugere, criando um backup do seu blog em uma conta do Dropbox e o melhor é que todo o processo pode ser automatizado, bastando o usuário informar quando e com qual frequência a cópia deverá ser feita em uma pasta que ele criará no serviço de armazenamento na nuvem.

Como o WPB2D utiliza o sistema OAuth, os dados do Dropbox não serão armazenados no plugin e todo o processo de instalação e configuração é bastante simples, exigindo apenas que o usuário tenha um pouco de paciência ao fazer o primeiro backup, já que todos os arquivos terão que ser copiados, mas depois disso, apenas os modificados serão transferidos do servidor onde está o blog para o Dropbox.

Se existe alguma maneira mais prática de fazer backup do WordPress, eu realmente não conheço, mas se você tiver alguma sugestão, por favor, compartilhe conosco nos comentários.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários