Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Eye-Fi SD 16GB classe 10 - mais espaço, maior velocidade

Eye-Fi SD 16GB classe 10 - mais espaço, maior velocidade

11 anos atrás

 

A primeira vez que vi pessoalmente um cartão Eye-Fi foi durante um workshop do Grupo Luz. O pequeno aparelho era apresentado como uma solução interessante para fotografia de estúdio e eventos. No estúdio as fotos poderiam ser visualizadas imediatamente na tela do computador e em eventos todos os arquivos já eram salvos em um HD logo após ao clique. Mas, o pequeno cartão era muito lento no envio das imagens e sua eficácia só era infalível se não houvesse nada entre a câmera e a recepção dos arquivos. Uma coluna da igreja ou um grupo de pessoas já dificultava o processo. Mas, ainda era mais barato do que comprar uma unidade wireless oficial da Canon, por exemplo. Nesse dia, o cartão apresentado era um SD de 2GB.

Provavelmente as coisas mudaram muito nesse tempo. Hoje fiquei sabendo que estava chegando ao mercado o SD Eye-Fi de 16GB classe 10. Grande capacidade de armazenamento com velocidade de transferência de arquivo de sobra para gravação de filmes em Full Hd. Pode parecer pouco, mas não é. Cartões classe 10 costumam custar muito caro e se você mora no interior é quase impossível achar um sem encomendar. Da mesma maneira, 16GB de armazenamento são suficientes para salvar muitas imagens (quase 500 em RAW no caso da minha Canon EOS 50D). Porém, existem outras características muito bacanas nesse cartão.

O cartão pode ser configurado para transferir arquivos através de uma rede Wi-Fi diretamente para seu computador ou para seu Smartphone. Vejo aqui mais uma possibilidade de backup para suas imagens. Fora isso o cartão pode ser configurado para ir apagando as imagens que foram transferidas com sucesso liberando assim espaço para novas imagens. Se estiver fotografando um evento com a transferência instantânea das imagens então você nunca vai ficar sem espaço no cartão. Você também pode configurar o cartão para fazer backup automático das imagens em um computador ou no Eye-Fi View protegendo assim suas imagens caso a câmera seja roubada. Outra comodidade é a possibilidade de compartilhar as fotos automaticamente no facebook , flickr ou outra rede social.

São muitas vantagens em um mesmo acessório e por um preço não muito salgado. O Eye-Fi de 16GB Casse 10 está sendo vendido pelo mesmo preço que a versão de 8GB quando foi lançada. Apenas US$ 99,99. Um investimento interessante para quem quer um pouco de conforto. Só lembrando que sua câmera precisa ser compatível com a tecnologia do cartão para a coisa toda funcionar. Nada que uma olhada no manual do equipamento não esclareça.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários