Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » 4G–Apple descobre que até o campo de distorção da realidade tem limites

4G–Apple descobre que até o campo de distorção da realidade tem limites

12 anos atrás

ipadspecialOs padrões de transmissão de dados e telefonia no mundo são uma grande zona, com países escolhendo quase aleatoriamente os modelos mais diversos. Hoje muitos celulares trabalham em 5 bandas de frequência diferentes, mas nem isso resolve, pois além de trabalhar na frequência correta ele precisa usar os protocolos corretos.

O marketing da novidade força os fabricantes, que lançam mais e mais aparelhos compatíveis com padrões novos, não-testados, não prontos pra consumo. Todo mundo que já usou as redes 3G e 3,5G no Brasil sabe do que estou falando.

Agora os EUA resolveram que querem sair na frente e lançaram suas redes LTE, mesmo que haja dúvidas se são realmente 4G ou 3G + gambiarra. Na dúvida, viraram 4G, e os iPads Retina funcionam nelas. Muito rápido, muito bom, exceto que essas tecnologias nas frequências em questão só funcionam nos EUA e no Canadá.

No resto do mundo os iPads fazem fallback para as boas e velhas redes 3G. Mesmo países com redes 4G não funfam, não ornam, não condizem com o iPad.

Só que no site de Apple Stores locais, como a da Austrália, o iPad 4G que só é 4G nos EUA e Canadá é vendido como… 4G.

Compreensivelmente os consumidores se sentiram enganados. A Apple diz que o 3,5G da Austrália é meio que mais ou menos 4G, mas não colou. O equivalente Australiano ao CADE (ou seja, um órgão parecido, só que venenoso) chamou a Apple na real, e agora ela se comprometeu a alterar as informações nos pontos de venda e até oferecer o dinheiro de volta de quem comprou o iPad Retina achando que era 4G.

Ninguém vai devolver, claro, mas é uma excelente chamada à realidade para a Apple. Uma coisa é dizer que o íPad é resolucionário, ou que é mágico. Não temos como medir midichlorians, ou seja lá como determinem essas coisas em Hogwarts, então tudo bem.

Já dizer que algo é 4G, mas que não funciona na rede 4G do país, e alegar que a definição de 4G oficial não é correta, já é forçar a amizade.

Fonte: Engadget

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários