Meio Bit » Arquivo » Hardware » Toshiba lança, no Japão, cartão SD que só pode ser gravado uma vez

Toshiba lança, no Japão, cartão SD que só pode ser gravado uma vez

Toshiba lança, no Japão, cartão SD que só pode ser gravado uma vez.

13 anos atrás

Há alguns anos, quando gravadores de CDs começaram a se popularizar, costumávamos manter uma pilha de CDs virgens para toda e qualquer ocasião que os famigerados disquetes não pudessem dar conta. Isso foi no começo da década passada, quando pen drives eram bem raros de ser ver, caros e com espaço limitado.

O maior problema do CD era que eles só podiam ser gravados uma vez. Sim, sei que mesmo naquela época os CD-RW já existiam, mas eram mais caros e tinham um certo tipo de parentesco com canetas BIC, sumindo toda vez que precisávamos deles. Então, dá-lhe gravação de CDs. Deu erro? Grava outro. Faltou algum arquivo? Mais um.

Hoje só se usa CD para... para... bem, para nada. Não tenho mais sequer drive — meu antigão, interface IDE, não pode ser reaproveitado na nova placa-mãe, e o netbook, como tal, vem sem. E não está fazendo a mínina falta. Substituímos CDs, pouco a pouco, por pen drive, cartões SD e nuvem.

Toshiba Write Once.

Toshiba Write Once.

As vantagens são inúmeras, de disponibilidade, passando por velocidade e até mesmo resistência às intempéries da vida. E, claro, tudo pode ser gravado e regravado. Ou podia. No Japão, a Toshiba está fazendo o que aos olhos de muito é um retrocesso: vendendo cartões SD que só podem ser gravados uma vez.

O formato é o mesmo, a única diferença visual está numa tarja colada no cartão com os dizeres "Write Once". O modelo tem 1 GB e não é vendido no varejo, mas mesmo assim já tem público cativo, formado por governos e grandes corporações. Venhamos e convenhamos, se tem alguém que pode tirar proveito desse dispositivo, são empresas e órgãos governamentais que precisam transmitir dados que não podem ser modificados.

O novo modelo da Toshiba chega para fazer frente ao SD Worm, da SanDisk, que funciona de modo bastante similar, porém é voltado para o uso em câmeras digitais de peritos. Quando a sessão é finalizada, o SD Worm se fecha e não aceita mais gravações.

Ainda não há planos para vendas internacionais e não se sabe o preço desses cartões SD.

Via BlackFridayDeals.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários