Meio Bit » Arquivo » Indústria » Symbian "Anna" equipa os lançamentos da Nokia: X7 e E6

Symbian "Anna" equipa os lançamentos da Nokia: X7 e E6

Nokia anuncia atualização "Anna" para Symbian e dois novos smartphones, X7 e E6.

13 anos atrás

AnnaSophia Robb

Acho que a Nokia faria mais sucesso com essa Anna.

A Nokia pode até ser chamada de mercenária e condenada por, depois de muito "oba oba" e insistência, abandonar Symbian e MeeGo numa tacada só em prol do Windows Phone 7. Mas pelo menos a promessa de continuar investindo no Symbian está se concretizando.

Quando a parceria Nokia-Microsoft foi anunciada, os finlandeses garantiram que, apesar da mudança de foco, continuariam apostando no bom e velho Symbian. Dito e feito: a empresa acabou de anunciar uma atualização para o seu (provisório) sistema móvel principal, o Symbian "Anna", codinome PR2.

Com novidades tímidas, porém válidas, o Anna tenta corrigir alguns "gaps" do Symbian^3 e, ao mesmo tempo, dar um "chega pra lá" no ar cansado do sistema. O esforço nessa frente se dá pela troca dos ícones (OHRLY!?), agora num padrão mais... moderno. Infelizmente, não foi dessa vez, ainda, que a velha Nokia Sans deu lugar à novíssima Nokia Pure, mas quem sabe a nova fonte não aparece numa atualização?

Os demais destaques são a reformulação do teclado virtual, que enfim é completo no modo retrato e não aquele arremedo de T9 em touchscreen (!?) do Symbian^3, e no navegador, ainda rodando sob WebKit, mas totalmente reescrito e, segundo a Nokia, mais rápido e fácil de usar. Note que as mudanças atingem, não por acaso, os dois pontos mais criticados no N8/Symbian^3. Há ainda pequenas melhorias no Ovi Mapas, e só.

Junto com a atualização do Symbian, a Nokia colocará no mercado, logo, logo, dois novos smartphones. O Nokia X7 tem formato barra e vem com tela AMOLED capacitiva de 4" protegida por Gorilla Glass, cartão microSD de 8 GB e fones de ouvido in-ear WH-701 na caixa, Wi-Fi b/g/n, quad-band 2G e tri-band 3G, além de câmera de 8 MP com dual LED e filmagem em alta definição (720p). Confira:

O E6 tem teclado QWERTY físico e tela sensível a toques de 2,46" com a absurda resolução de 640x480 (!). As especificações são semelhantes à do X7, com a adição de mais duas redes 3G e o JoikuSpot Premium, para compartilhar a conexão, pré-instalado. A bateria também chama a atenção: até 28 dias em stand-by e quase 15 horas de conversação (2G). Vídeo:

Vale dizer que os atuais Symbian^3 disponíveis (N8, E7, C7 e C6-01) ganharão, "em breve", o update Anna, via atualização OTA.

É fôlego novo para o Symbian, enquanto o Windows Phone 7 não vem. Resta saber se haverá interessados em comprar um smartphone novo, possivelmente caro, e com destino definido (e não é dos melhores). Por um precinho camarada, talvez houvesse, mas...

Mais algumas imagens:

Nokia X7: aço inoxidável e Gorilla Glass.

Nokia X7: aço inoxidável e Gorilla Glass.

Nokia X7 com Symbian 'Anna'.

Nokia X7 com Symbian 'Anna'. (Clique para ampliar)

Nokia E6.

Nokia E6.

Com informações do GSMArena e Nokia.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários