Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Site Educativo (no bom sentido) do mês: Open Source Physics

Site Educativo (no bom sentido) do mês: Open Source Physics

12 anos atrás

simul

A Internet é ótima pro que não presta, mas os sites com conteúdo didático de qualidade são poucos e ruins. É raro achar um que não seja chato, feio bobo e mera cópia de livro texto. Por isso mesmo as simulações do Open Source Physics são maravilhosas!

O projeto é tocado por um grupo de professores universitários que resolveu agregar em um só site o maior número possível de software de simulação e demonstração de conceitos físicos. Há desde simulador do Paradoxo dos Gêmeos, da Teoria da Relatividade até exemplos didáticos animados de teoria computacional, astronomia, eletrônica discreta e teoria atômica.

Melhor ainda: Os programas são todos em Java, portanto são multiplataforma. E como o nome diz, vem com o código-fonte junto, assim dá para estudar como cada um dos gráficos foi feito e como os algoritmos foram criados a partir das fórmulas original.

Alguns casos como no simulador de campo escalar acima, no próprio about do programa já mostram a fórmula e o código-fonte da função. Bem legal.

É um material excelente para qualquer professor ou aluno, dos mais variados níveis e merecia muito mais divulgação, infelizmente o pessoal está mais ocupado em repassar piadas de 1998 no Facebook, assim um site essencial como o Open Source Physics atinge um triste pico de dez mil visitas. Ao mês.

Fonte: AT

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários