Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » O Android estaria se transformando no novo Windows OS para portáteis?

O Android estaria se transformando no novo Windows OS para portáteis?

13 anos atrás

NewImage

Um estudo recente foi auditado por diversos blogs e empresas de tecnologia e mostrou que o iOS está muito bem de saúde. Já o Android...

Os dados mostraram que o iOS permaneceu 100% imune à crescente onda de malwares criados para dispositivos mobile; enquanto o Android luta para combater 76% novas e cascudas ameaças à integridade de seu sistema operacional e tornando-se, como o Windows, o alvo favorito de exploits.

No Relatório de Ameaças de Q2/2011 da MacAfee (via MacNN) há uma nota que diz que "o horizonte de ameaças de 2011 passa por um ano de caos e mudanças".

"O aumento das ameaças para plataformas assim populares nos faz avaliar nosso comportamento em dispositivos portáteis e o preparo que indústria dispõe para combater o seu crescimento" -- diz o mesmo relatório.

A internet está abarrunfada de websites que alertam para o fato de que o Android é hoje o sistema mais susceptível à ataques e as razões argumentadas para isso são muitas.

Há quem diga que a culpa é do Open Source e que a Apple pode ser um covil de coronéis, mas que seu modelo fechado de desenvolvimento e aprovação de aplicativos dificulta o exploit.

Do outro lado toca o coreto daqueles que, com certo ponto, alertam para o facto de que o Android cresceu muito mais rápido que qualquer outro sistema operancional mobile e que por atingir diferentes camadas da sociedade, tem o melhor 'custo-benefício' tanto para quem o adquire, como para aquele que o contamina com doenças feitas à mão.

Em Junho, a Symantec emitiu um relatório dizendo que o iOS era totalmente à prova de malwares (exagerado) e que o Android poderia ser considerado fraco, com 'pequena proteção' contra as tais ameaças.

A MacAfee não incluiu nos números avaliados o caso de contaminação pelo anti-virus fake MacDefender, que encheu o saco dos usuários de Mac nesse ano, por entender que trataria-se de um malware para o OS principal da Apple, não aquele utilizado em seus dispositivos mobile. É justo.

O curioso, é que o único sistema capaz de repelir totalmente quaisquer ataques - além do iOS - foi o Benjamim Button da indústria, o WebOS. Ou por não ter sido capaz de atrair quem o queira violar (isso soou estranho), ou por simplesmente não ter nenhum malware desenvolvido para ele. Awwwwnnn!

De qualquer maneira, nenhum dos malwares (nem aplicativos, nem clientes, nem nada) funcionou no WebOS mesmo...

 

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários