Meio Bit » Indústria » Barnes & Noble volta às origens, com estilo, com o novo NOOK Simple Touch Reader

Barnes & Noble volta às origens, com estilo, com o novo NOOK Simple Touch Reader

Barnes & Noble anuncia novo NOOK, menor, mais leve e com interface touchscreen.

24/05/2011 às 16:46

Após lançar um ereader diferente, com uma telinha inferior sensível a toques e bem colorida dividindo espaço com a tradicional de eink, a Barnes & Noble continuou inovando com seu NOOK. Na sequência, anunciou o NOOK color, um tablet disfarçado de eraeder que, com jeitinho, acaba virando um tablet Android dos mais baratos.

De volta desse quase-embate com iPad e similares, a B&N voltou às origens hoje, com o anúncio do NOOK Simple Touch Reader, um ereader com eink sensível a toques, o que não é exatamente novidade, mas chama a atenção por fazê-lo com uma nova tecnologia, baseada em infravermelho, que entrega uma tela bastante responsiva sem prejudicar a legibilidade, ao contrário dos antigos ereades da Sony que usavam camadas extras na composição da tela para permitir toques.

Novo NOOK Simple Touch Reader.

Novo NOOK Simple Touch Reader.

Bem pequeno (pode ser segurado com uma mão) e mais leve que o Kindle 3, seu principal concorrente, o novo NOOK também se livra de botões extras. Existe apenas um físico, o "home", que volta o ereader para a tela inicial. A traseira é arredondada e emborrachada, o que facilita ainda mais a empunhadura.

As comparações com o vitorioso ereader da Amazon continuam. De acordo com a B&N, o novo NOOK tem 80% menos do efeito "pisca-pisca", um problema curioso na transição de páginas no eink, onde a página meio que muda para um esquema de alto contraste antes de ser efetivamente alterada, e o dobre da bateria, garantindo até dois meses longe da tomada.

Novo NOOK: menor, mais leve e com tela sensível a toques.

Novo NOOK: menor, mais leve e com tela sensível a toques. (Clique para ampliar)

Por dentro, memória embutida de 2 GB e espaço para microSDHC, conexão Wi-Fi (Nada de 3G), processador TI OMAP3 de 800 MHz e Android 2.1 — mas não espere rodar Angry Birds nele.

A B&N ainda promete uma espécie de rede social interna, a NOOK Friends, com recomendações e comentários de livros, além de conexão com Facebook e Twitter, tudo permeado pelo myNOOK.com (ainda um simples redirecionador).

O novo NOOK chega no dia 10 de junho, por US$ 139 — mesmo preço do Kindle 3 ad-free. Confira dois vídeos abaixo, um oficial, outro do This is my next (um hands-on; repare na fluidez da interface touchscreen):

http://www.youtube.com/watch?v=AzC3gYwshMQ

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários