Meio Bit » Arquivo » Mobile » App do Dia: 4sqwifi–achador de Access Point–com senha–e nem é ráquer!

App do Dia: 4sqwifi–achador de Access Point–com senha–e nem é ráquer!

12 anos atrás

IMG_2088A reação de todo mundo assim que descobre a função do 4sqwifi –lista access points próximos, junto com suas senhas- é automática, óbvia e compreensível. Todo mundo arma um sorriso maroto e solta um “ah vá…”.

É compreensível mas injusto. Não há nada de malicioso na aplicação nem na forma com que ela coleta esses dados aparentemente sigilosos.

É um hábito entre usuários do Foursquare indicar no campo de dicas de um local se há wifi disponível, e se for necessário, a password.

Claro que com gente cadastrando até a casa do cachorro a quantidade de ruído no Foursquare torna inviável sair procurando nos estabelecimentos próximos, um a um até achar quem tenha WIFI.

O 4sqwifi automatiza essa busca, listando apenas os locais que tenham a string “wifi” no campo busca. Aqui um exemplo de um access point camarada encontrado por ele:

 

IMG_2089

Claro, as senhas podem ter mudado, ou o local pode ter wifi mas não está listado. Nenhum software é perfeito (exceto o XTreeGold) e não vai ser uma App gratuita que quebrará essa regra, mas estando ciente das limitações o 4sqwifi passa a ser um grande pequeno adianto.

Agora o alerta: Um monte de gente cadastra o access point de casa e libera o acesso, na pura camaradagem, mas um monte de gente também monta estrutura de honeypot para monitorar seu tráfego e roubar suas senhas. Usar um access point desconhecido é um convite ao desastre.

O 4sqwifi é digrátis e está disponível direto no iTunes.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários