Meio Bit » Arquivo » Mobile » [Análise] Motorola Milestone 3

[Análise] Motorola Milestone 3

12 anos atrás

A linha Milestone faz sucesso no mundo todo. O design quadradão, acompanhado de um teclado QWERTY físico e alto desempenho fazem com que a Motorola sempre renove seu aparelho mais querido, acompanhado de um sistema renovado e muita tradição.

Design

Não há como saber como isso é feito, mas a Motorola tem o dom de sempre melhorar o design quadradão e tradicional da linha Milestone. Agora ele está mais moderno, e o tom azulado da segunda versão se transformou em um prateado escuro, muito sóbrio. A tela é mais larga e por isso o Milestone 3 é menos esticado. Os cantos ainda são arredondados, mas está tudo mais sólido, puxando mais para os ângulos do iPhone 4.

Smartphone Motorola Milestone 3

Design sólido, mas bem parecido com os anteriores (Foto: Stella Dauer)

A traseira é preta e emborrachada, e os logotipos da Motorola e Google ainda estão presentes, assim como a câmera e seu flash. Há também uma saída de som e um microfone exclusivo para gravações. Acima fica apenas o botão de energia e a entrada para fones.

Do lado esquerdo ficam a conexão microUSB e microHDMI, enquanto que no direito temos apenas o volume (lá se foi o botão para fotos). Na frente tudo é coberto por vidro, menos o detalhe prateado do falante. Vemos apenas a tela, câmera e os botões padrão do Android. O peso é de 167 gramas.

O teclado está maior e mais largo. As teclas agora possuem espaço uma entre a outra, e há uma fileira numérica com botões prateados. A maciez da digitação está melhorada.

Tela

Outro costume nesses aparelhos é qualidade da tela. Desde a primeira versão, era quase impossível ver os pixels no display, e isso continua sendo verdade. A tela TFT capacitiva multitoque de 4 polegadas pode não ter tecnologias como AMOLED, mas tem ótima definição em seus 540 x 960 pixels e 16 milhões de cores, tornando-a perfeita para vídeos e jogos.

Smartphone Motorola Milestone 3

Tela grande de 4 polegadas (Foto: Stella Dauer)

Hardware e processamento

Ele é definitivamente um smartphone muito veloz. As transições são rápidas, o desempenho surpreende e as respostas do sistema são instantâneas. Isso tudo é graças ao processador Dual Core de 1GHz, a última palavra em processamento mobile. Infelizmente ele só tem 512MB de RAM, sendo esse o item que o deixa abaixo de aparelhos como o Atrix e o RAZR, da própria Motorola.

Para provar que ele não é brincadeira, o aparelho já vem com três jogos pesados da Gameloft de demonstração na memória. Todos foram duramente testados e o Milestone não seu sinal de cansaço ou engasgo em nenhum momento. Se ele se saiu bem nesses quesitos, se sai bem em todas as outras tarefas.

Câmera

Aqui há um esforço da Motorola em perder seu estigma de trazer bons aparelhos com péssimas câmeras. Não dá pra competir com marcas como Sony Ericsson e Nokia, e até LG e Samsung costumam deixá-la para trás.

O Milestone vem com um sensor de 8 megapixels, acompanhado de autofoco e flash de LED. Como não há mais botão dedicado às fotos, tudo deve ser feito na tela, permitindo a escolha do foco de maneira pontual. Além disso, a câmera tem geotagueamento e detecção de rostos.

Smartphone Motorola Milestone 3

Traseira emborrachada que enche de dedos (Foto: Stella Dauer)

Esse esforço todo resultou em uma boa melhora nas fotos. Em interiores a granulação é bem menor, e o flash é bem melhor distribuído, enquanto que para exteriores com boa luz há bom contraste e cores. Mas, ainda assim, há nas fotos falta de definição.

O vídeo pode ser gravado em qualidade Full HD, a 30 frames por segundo, com autofoco contínuo, uma ótima função. A qualidade do vídeo, assim como a captura de áudio foram muito boas, perfeitas para bons vídeos do YouTube e até alguns registros de viagens.

A câmera frontal é de 1.3 megapixels e faz fotos razoáveis, embora seu principal objetivo sejam as vídeo conferências

Sistema operacional

A Motorola finalmente resolveu mexer pesado na cara do Android. Se as outras versões do Milestone, assim como outros aparelhos da marca, possuíam um sistema pouco mexido e mais puro, no Milestone 3 decidiram mostrar que também sabem brincar de interface e modificaram bastante o visual.

A versão embarcada do Android é 2.3.4 (Gingerbread), a mais recente no Brasil. Menus, configurações, gerenciador de tarefas, tudo ganhou uma nova cara. A própria home agora tem uma espécie de dock na parte inferior da tela, diferente dos antigos três botões.

Smartphone Motorola Milestone 3

Teclado melhorado e mais confortável (Foto: Stella Dauer)

Ainda há a presença do Blur, sistema que faz alguns ajustes no sistema, como o controle de dados e de bateria, traz o widget de Redes Sociais, pelo que é (mal) conhecido. É um widget da home que pode ser redimensionado e mostra informações do Twitter, Facebook, Last.fm e outras redes. Esse widget é bem pobrinho, e permite poucas funções e interações com os serviços, por isso falam tão mal dele.

Mas no geral, as pessoas se esquecem de que o Blur, além dos outros aplicativos citados acima, também serve para tomar certas medidas caso você seja roubado ou perca seu aparelho. Cadastrando seu Atrix no site da Motorola e no Blur você pode localizar seu aparelho à distância (se o GPS estiver ligado) e até apagar seus dados.

Nesse aparelho há um emulador para Java, uma boa notícia para os saudosos de jogos e aplicativos nesse formato. Entre as conexões temos Wi-Fi 802.11 b/g/n, DLNA, Wi-Fi hotspot, Bluetooth 2.1 – com conexão a a periféricos, além de transmissão de arquivos – e GPS com suporte A-GPS. Os sensores incluem acelerômetro, proximidade e bússola.

Usabilidade

Como já falamos do sistema operacional, que agora melhorado possui navegação mais fácil, podemos falar da junção de todos os fatores. Graças ao forte processamento, sistema pensado e o teclado QWERTY, esse aparelho é bom para quem quer funcionalidade e praticidade.

Smartphone Motorola Milestone 3

Entrada para fone e botão de energia (Foto: Stella Dauer)

A linha Milestone é querida pela Motorola, e por isso sempre recebe uma boa atenção, já que é a tradição que a levou de volta ao topo. Dessa forma, mesmo não tendo sido projetado para ser o topo de linha da empresa, é completo.

Entretanto, o teclado embutido deixa o aparelho maior e mais pesado, valendo o mesmo para o Blur no sistema. Para desempenho máximo em hardware, design e software, talvez ele não seja o mais indicado.

Aplicativos

Vem bastante coisa na memória. Temos o Citrix que acessa aplicativos corporativos, comandos de voz, gerenciador de tarefas, informações e notícias, Motoprint para impressão de documentos direto do smartphone, portal do telefone, QuickOffice e três jogos: Spider-Man HD, NFS Shift e The Sims 3, todos demonstração.

Isso tudo além dos aplicativos padrões do Android como Maps, Gmail, Gtalk, agenda, Latitude, Locais, Navegador GPS, entre outros.

Smartphone Motorola Milestone 3

Milestone 3 (Foto: Stella Dauer)

Música e mídia

Graças à conexão microHDMI – com cabo incluso, eba! – ele reproduz vídeos em alta definição, Full HD, com bom estéreo. Ligue o smartphone na sua TVHD e veja qualquer vídeo possível sem engasgos e com boa qualidade. Ele já tem suporte aos formatos MP4, H.263, H.264 e WM. Se quiser mais do que isso, é só baixar um app.

Smartphone Motorola Milestone 3

Conexões microUSB e microHDMI (Foto: Stella Dauer)

Em música o som externo dele é bastante alto, com bons agudos e um certo grave, ainda que fraco. É bem razoável como tocador, e com os fones convencionais inclusos, fica melhor ainda. O player de música, mesmo não sendo a versão mais nova, está melhorado e bem cuidado.

São 16GB de armazenamento interno para guardar o que quiser, mais os 32GB máximos que cabem na entrada para cartão microSD – que não vem no conjunto. Sobre a bateria, uma boa notícia: ela dura mais de 12 horas em uso leve, e até 9 horas de uso forte, uma melhora perceptível na família Milestone.

Smartphone Motorola Milestone 3

Aparelho aberto com a bateria (Foto: Stella Dauer)

O que vem na caixa

A linha Milestone sempre traz bastante coisa na caixa. No caso da terceira versão encontramos um par de fones, cabo HDMI, cabo USB, carregador de tomada e carregador veicular, além de alguns papeis e um manual rápido.

Smartphone Motorola Milestone 3

Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer)

Ma oe, quem vai querer o Milestone 3?

Os fãs da linha Milestone vão querer seu update. O Milestone 3 é mais veloz, possui tela maior, teclado mais espaçoso e um sistema operacional totalmente reformulado pela Google. Pena que o valor médio é um pouco elevado.

Informações

Tela: 4 polegadas
Resolução de tela: 540 x 960 pixels
Sistema operacional: Android 2.3.6 Gingerbread
Rede: GSM/EDGE/3G
Armazenamento: 16GB internos
Câmera: 8 megapixels
Flash: sim, de LED
Conectividade: WiFi, WiFi hotspot, GPS com A-GPS, Bluetooth 2.1, 3G, DLNA
Sincroniza com PC: sim
Dimensões: 124 x 64 x 13 mm
Peso: 167g
Autonomia de bateria: Até 300h em stand-by / Até 9h em conversação
Itens inclusos: aparelho, bateria, par de fones, cabo HDMI, cabo USB, carregador de tomada, carregador veicular e manual rápido.

relacionados


Comentários