Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic AG-AF100 – filmadora micro-quatro-terços

Panasonic AG-AF100 – filmadora micro-quatro-terços

13 anos e meio atrás

Acho que agora a briga vai ser pelo mercado de câmeras de vídeo full HD com tecnologia de câmeras fotográficas. Isso mesmo, o fato de câmeras como a Canon EOS 5D Mark II produzirem filmes que se comparam a câmeras profissionais de vídeo foi uma verdadeira revolução. Agora, pequenas empresas e produtores de cinema independente podem ter acesso a um equipamento de grande qualidade por um preço muito baixo (se compararmos com câmeras de vídeo profissionais, é claro).

Mas, há um pequeno problema. As câmeras DSLR não são feitas para serem usadas como câmeras de vídeo profissional. O tamanho, o peso e o equilíbrio estão todos errados. Por isso que surgiu uma enorme indústria voltada a produzir acessórios para transformar as DSLR em câmeras filmadoras profissionais. Porém, vários probleminhas ainda persistiram pelo fato do equipamento estar sendo usado para algo que não havia sido planejado. Foi nesse momento que alguém deve ter tido uma ótima idéia: por que não produzir equipamentos utilizando a tecnologia de filmagem das DSLR e o equilíbrio de uma câmera de vídeo?

Eis que vem surgindo uma nova geração de câmeras de filmagem de alta definição com a tecnologia que havia sido desenvolvida especificamente para as câmeras fotográficas. A primeira a jogar algo no mercado dentro dessa linha foi a Sony que se utilizou da tecnologia da linha NEX. Agora é a vez de a Panasonic liberar o seu brinquedinho para o consumidor. A AG-AF100 é uma filmadora que se utiliza do sensor e do sistema de encaixe de lentes da linha micro-quatro-terços. Dessa forma se mantém toda a comodidade dos vários tipos de lentes que podem ser utilizadas, um sensor bem maior do que o padrão nas câmeras de vídeo tradicionais e o preço competitivo das câmeras DSLR.

O equipamento pode produzir vídeos em alta definição com 1080p e 720p no formato AVCHD com várias taxas de quadros por segundo e com recursos profissionais de controle do áudio. A câmera também pode trabalhar com dois cartões de memória ao mesmo tempo, sendo compatível com cartões SDHC e SDXC. O pulo do gato nesse equipamento é que os filtros e sistema de focagem foram desenvolvidos especificamente para o uso em filmagens. Assim temos a tecnologia para eliminar serrilhados e para controlar aberrações e o moiré, uma grande reclamação de quem usa as DSLR para filmagens. Acho que o único defeito do equipamento é que ele é feio de doer. Mas, isso não impede e nem atrapalha o seu desempenho.

A nova Panasonic AG-AF100 vai estar disponível ao consumidor em 27 de dezembro e vai custar US$ 4.995,00.

PanasonicAG-AF100

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários