Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Novo Layout no Flickr

Novo Layout no Flickr

14 anos atrás

Você acessou sua página no flickr hoje? Se a resposta é não, então não vislumbrou as mudanças implementadas nas páginas dos membros da comunidade. As mudanças estão visíveis apenas para quem estiver logado no sistema, mas em breve as novidades estarão disponíveis para todos os visitantes. Ao contrário do que acontece com alguns serviços on-line, as mudanças não foram traumáticas (embora possam assustar no começo) e tenho a convicção que elas vieram para melhorar o flickr.

A primeira mudança, e a mais evidente, é que as imagens exibidas estão bem maiores. Agora, cada uma possui 640 pixels em seu lado maior. Ótimo para visualização em monitores maiores, mas se você possui um notebook com tela de 13 polegadas como o meu, elas vão ocupar quase toda a área livre do navegador. As outras mudanças mais significativas vão aparecer quando você clicar em uma das fotos para ver mais detalhes ou adicionar comentários. Aqui temos uma total remodelagem da forma de visualização e dos recursos disponíveis.

A primeira mudança são dois pequenos menus acima da foto. O botão de “Ações” abre um leque de possibilidades, sendo que a maioria já estava disponível na versão anterior, mas espalhadas pelo layout. Aqui entra a melhor mudança e que já estava na hora de acontecer. Ao clicar em “Adicionar a/remover do grupo” é aberto uma caixa para selecionar de uma vez todos os grupos aos quais você quer vincular a foto. Não é mais preciso fazer isso com um grupo de cada vez. O segundo botão, intitulado “compartilhar isso”, abre espaço para você blogar a foto ou escolher o html com diferentes tamanhos para inserir em um site (isso também facilita a escolha das fotos do Meio Bit no Flickr).

Do lado direito da imagem temos mais algumas novidades. A primeira, e que gostei muito, é a possibilidade de georeferenciar suas fotos em um pequeno mapa que se encontra logo abaixo da exibição do modelo da câmera utilizada. É só clicar nele, procurar a cidade onde você fez a foto e arrastar a foto para o local. Ao soltar ela já fica relacionada à cidade, no meu caso em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Também se encontram disponíveis nesse menu a direita várias opções para alterações das tags da imagem ou inserir mais informações. Também aparece um número maior de outras fotos da galeria do fotógrafo. Antes aparecia apenas a foto anterior e a posterior.

Para finalizar, no campo de comentários agora também é mostrada a lista de quem favoritou a sua foto (muito bacana), e também temos uma nova forma de visualização de imagens em tamanho extragrande. É só clicar em qualquer imagem que um fundo preto irá substituir o branco e a imagem será apresentada em seu tamanho maior. É possível navegar por todas as fotos da galeria nesse modo de visualização.

Eu gostei muito das mudanças e fiquei mais animado ainda a usar o serviço. De vez em quando uma renovada nas coisas reacende o interesse pela brincadeira.

novo-layout-do-flickr

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários