Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Introdução ao Photoshop CS5 com Altair Hoppe

Introdução ao Photoshop CS5 com Altair Hoppe

O Meio Bit entrevista Altair Hoppe e prova finalmente que o Photoshop CS5 não é coisa do Demo.

14 anos atrás

Todo mundo que tem a fotografia digital como profissão ou hobby deve estar ligado no lançamento do Creative Suite 5 da Adobe. O software começou a ser vendido oficialmente nesse mês de abril. Porém, o mundo já tinha sido balançado com a disponibilização de vídeos demonstrativos que apresentavam as novas ferramentas de edição do Photoshop CS5.

Muitos encararam como pura mágica, outros aproveitaram para fazer uma brincadeira inocente que alguns acreditaram ser verdade (olha o ser humano rompendo limites). Mas, para tirar quase todas as duvidas sobre o novo software da Adobe, nos dirigimos com algumas perguntas debaixo do braço até um dos profissionais mais reconhecidos na área de edição de imagens.

Altair Hoppe (se você assiste o Fantástico então já conhece o rapaz) é autor da série de livros best-seller Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais, membro da NAPP - National Association of Photoshop   Professional - USA,  e colunista da revista Fotografe Melhor. Ele teve teve acesso a uma das versões de teste do Photoshop CS5 e nos conta um pouquinho de suas impressões sobre o novo programa e afirma que o que foi mostrado nos vídeos de demonstração não é mera ilusão. Veja abaixo como foi esse pequeno bate-papo.

01 - Acho que a primeira pergunta que todo mundo quer fazer é a respeito dos efeitos mostrados nos vídeos de divulgação do Photoshop CS5. A impressão que temos é que tudo vai ser revolucionário. O quanto tem de verdade nessa afirmação?

RESPOSTA: se compararmos os recursos introduzidos no CS4 para o Photoshop CS5, principalmente, comandos para edição e tratamento, sem dúvida, o CS5 é uma revolução. Comandos como o Puppet Warp, que permite mudança de rotação de pernas, braços, cabeça e todo o corpo, é incrível e vai ajudar muito a realizar pequenos ajustes nas poses. E no tratamento, teremos outra evolução muito boa com o HDR. O Photoshop CS5 aprimou muito esse comando e ainda possibilita criar um HDR a partir de uma única imagem, o que chamamos de pseudo-HDR.

02 - É realmente fácil usar o content aware deletion e resizing como parece ser no vídeo demo?

RESPOSTA: os dois comandos são fáceis de usar mesmo como é demonstrado no vídeo. Basta criar as seleções e aplicar o comando. Em segundos temos a edição.

03 - E o resultado é mesmo satisfatório em "ambiente de produção"? Ou só funciona em determinadas situações?

RESPOSTA: de maneira geral, os novos comandos do Photoshop CS5 são bem eficientes e precisos, mas vale ressaltar que nem em todas as imagens eles funcionam  erfeitamente. Há situações mais propicias que eles atuam de maneira muito eficiente, em contrapartida em outras possuem dificuldades. Embora isso não seja uma novidade. Todos os recursos do Photoshop tem essa característica até os mais simples, como por exemplo, o velho filtro de nitidez - o Unsharp Mask. Quando aplicamos ele de maneira muito agressiva ou em imagens com problema na captura, ele cria um forte halo nas arestas da imagem. E qual é a solução? Usar outro recurso como o High Pass. O mesmo se aplica ao comando Curves, Levels e Hue&Saturation. Os vídeos de demonstração da Adobe tem a preocupação de mostrar onde os comandos funcionam. E o nosso trabalho em palestras e workshops é mostrar aos fotógrafos, designers e publicitários quais são as virtudes e defeitos de cada recurso, ou seja, para otimizar tempo usando cada recurso de forma correta com suas virtudes e limitações.

04 - Há quanto tempo você vem usando a versão de testes e qual a nota geral que você daria ao software nesse período (considerando estabilidade, funcionalidade e bom uso dos recursos da máquina)?

RESPOSTA: o Photoshop CS5 tem se mostrado muito estável, embora um pouco mais pesado do que o CS4. Por isso, os fotógrafos precisam pensar num computador mais potente com mais memória RAM, por exemplo, e um processador mais nervoso, principalmente quando se usa a versão Extended, que dispõe de recursos 3D.

05 - O que você destacaria como o melhor motivo para migrar do CS4 para o CS5? Qual a feature matadora e indispensável que motivaria o upgrade?

RESPOSTA: o conjunto de comandos é muito bom e já valeria a pena a migração, mas os recursos que mais fiquei impressionado foram o HDR Pro e HDR Toning, que ajuda muito no tratamento de imagens, e também os novos recursos do Adobe Camera RAW para remoção de ruído e simulação de grão. Esses três recursos eram muito requisitados e não tínhamos nada muito preciso dentro do Photoshop.

06 - Hoje o photoshop faz parte de nossas vidas. Mesmo quem nunca usou o software já ouviu falar dele. Que conselho você daria para quem está pensando em começar a trabalhar com o software agora?

RESPOSTA: para quem está començando no Photoshop, tecnicamente, é importante saber três coisas fundamentais para trabalhar bem: criar e editar máscaras, trabalhar com modos de mesclagem e camadas de ajuste e preencimento. O usuário que não entende ou não trabalha com esses três recursos tem muita dificuldade de editar ou tratar no Photoshop. Com eles, tudo fica simples e fácil. Dominando isto, é importante ter boas referências estéticas de imagem. Seja um observador o tempo todo.Leia revista, vá ao cinema, visite sites e blogues. Alimente seu olhar com imagens criativas, interessantes. Isso vai ajudar muito na hora de você fazer seus trabalhos.

07 - Nosso site é visitado principalmente por fotógrafos iniciantes,embora não só por eles, que buscam se aprofundar no conhecimentofotográfico. Qual a relação entre uma foto bem feita (do ponto de vista técnico) e o trabalho posterior de edição?

RESPOSTA: no mercado atual temos que produzir a melhor imagem no menor tempo possível. Por isso, a dica é: capriche muito na pré-produção ajustando a luz de forma precisa, faça uma maquiagem boa nos modelos e faça uma composição bem criativa. Tente deixar o mínimo possível de ajustes para a edição no Photoshop. Embora, eles sejam sempre necessários, mas que sejam num volume que não torne o seu trabalho demorado demais. Se na captura não há boas condições de produção e seja necessário o uso do Photoshop de forma bem densa, tenha um especialista na sua equipe para acelerar ao máximo a finalização do trabalho. Tenho essa preocupação porque geralmente o cliente quer pagar apenas o clique do fotógrafo e não a pós-produção, que hoje tem tomado um tempo muito maior que a captura. Para o cliente você clicou e a imagem aparece no LCD da câmera, a imagem está pronta. E muitas vezes, o trabalho está apenas começando. E o que é um bom tratamento e edição no Photoshop? É a nossa  apacidade de esconder defeitos e mostrar qualidades. E para isso alteramos o contraste, escuremos ou clareamos áreas da imagens ou aumentamos e reduzimos a densidade das cores. Durante o tratamento e a edição nunca podemos esquecer um princípio fundamental: o menos é mais, como sugeriu o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe.

08 - A partir de maio você vai iniciar uma série de workshops onde vai tratar de Photoshop CS5 e do Adobe Lightroom 3. Creio que serão os  primeiros eventos de treinamento com essas novas e poderosas ferramentas da Adobe. O que o participante pode esperar desses treinamentos?

RESPOSTA: o objetivo desses workshops é apresentar para os fotógrafos um fluxo de tratamento e edição de imagens rápido, preciso e eficiente. Os participantes poderão ver ao vivo como aproveitar melhor cada ferramenta em tutoriais bem práticos tanto no Photoshop CS5 como no Lightroom 3. Agora em maio estaremos em São Paulo e Rio de Janeiro e até o final estamos com a agenda lotada com eventos no sul, norte, nordeste e centro-oeste. A intenção é levar para todo o Brasil o melhor do Photoshop.

Para quem se interessou pelos workshops de Altair Hoppe, ainda é possível fazer a inscrição através da loja virtual da i-Photo Editora. A etapa de São Paulo vai acontecer nos dias 17 e 18 de maio no Mercure Sao Paulo Central Towers. O Investimento para os dois dias de workshop é de R$ 499,00.

Altair Hoppe - Photoshop CS5

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários