Meio Bit » Arquivo » Ciência » Origamis de DNA para fazer nano-circuitos

Origamis de DNA para fazer nano-circuitos

A manipulação de nanotubos de carbono e nanofios de silício tem exigido a criação tecnologias curiosas para a sua manipulação. É o caso do origami de DNA. Origamis de DNA utilizam uma fita de DNA dobrada pela ação de inúmeras fitas menores para criar estruturas bidimensionais como triângulos, círculos, estrelas e até smiles.

15 anos atrás

ResearchBlogging.orgA indústria de semicondutores é impulsionada por avanços tecnológicos que a permite empacotar cada vez mais componentes em cada vez menos espaço. No entanto, a cada dia que passa, chegamos mais perto do temível dia no qual a lei de Moore se tornará inválida. Uma causa provável para este temível dia é incapacidade de se manipular certos componentes (na faixa de 20 nm para baixo) e posicioná-los corretamente nos circuitos.

A manipulação de nanotubos de carbono e nanofios de silício tem exigido a criação tecnologias curiosas para a sua manipulação. É o caso do origami de DNA.

Origamis de DNA utilizam uma fita de DNA dobrada pela ação de inúmeras fitas menores para criar estruturas bidimensionais como triângulos, círculos, estrelas e até smiles. Uma prova e conceito interessante foi a formação de uma caixa a partir desta tecnologia.

A partir desta tecnologia, um grupo de cientistas americanos desenvolveu uma técnica onde a posição dos origamis e DNA são marcadas em uma base de silício com um feixe de elétrons. Estas marcas, por serem carregadas negativamente, acabam atraindo íons de magnésio que prendem o DNA. O teste de conceito foi feito utilizando-se triângulos de DNA.

O origami de DNA, que tem e 100 a 150 nm, pode ser utilizado como base para posicionar nanoestruturas menores antes de fixá-las, permitindo a diminuição do tamanho dos semicondutores.

Obviamente, esta tecnologia ainda está nos primeiros testes e conceito e só será utilizada, se utilizada, daqui a alguns anos.

Kershner, R., Bozano, L., Micheel, C., Hung, A., Fornof, A., Cha, J., Rettner, C., Bersani, M., Frommer, J., Rothemund, P., & Wallraff, G. (2009). Placement and orientation of individual DNA shapes on lithographically patterned surfaces Nature Nanotechnology DOI: 10.1038/nnano.2009.220

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários