Meio Bit » Arquivo » Internet » Mozilla expande seu universo com o Weave

Mozilla expande seu universo com o Weave

16 anos atrás

janio20071223weave-logo.jpg

A Fundação mozilla anunciou ontem o lançamento de um novo projeto do Mozilla Labs chamado Weave. A premissa básica é prover um framework para novas aplicações que funcione sempre da mesma forma, não importa de onde você acesse a Internet (em termos de laptop, desktop de casa, do trabalho, ou do smartphone).

O maior bônus é que o Weave vai salvar todas as suas configurações do Firefox num servidor da Mozilla, o que permitirá acesso a favoritos, configurações, senhas, e assim por diante, de qualquer dipositivo que você use, simplesmente entrando na sua conta. Você também poderá compartilhar pastas dos favoritos com amigos e familiares, talvez possibilitando trabalhar em algum projeto de maneira colaborativa.

No Fórum do Mozilla Labs (nesse tópico) os desenvolvedores dão mais algumas sugestões de uso para o Weave, como por exemplo:

  • backup e restore automáticos (muito útil quando se compra um novo computador, ou formata o atual);
  • portabilidade de personalizações (o mesmo Firefox em qualquer computador);
  • sempre disponível de onde parou: as informações de estado ficam salvas na conta no servidor da Mozilla.

Infelizmente para mim, o Weave só está disponível para os usuários do Firefox 3.0 Beta, mas por questões profissionais não posso me dar ao luxo de fazer a atualização.

Contudo, usuários do Firefox 2.0 têm uma outra alternativa que faz quase a mesma coisa: a extensão Google Browser Sync utiliza a conta Google do usuário para salvar favoritos, senhas, histórico de navegação, cookies, etc. Estes dados podem ser partilhados por diversos computadores. Sou usuário dessa extensão há muito tempo, e é a primeira que instalo quando pego um novo computador para trabalhar.

Talvez a maior diferença entre os dois projetos resida no fato de que o Weaver pretende fazer um backup completo da configuração do Firefox (o que compreende, em minha interpretação, temas e extensões), enquanto o Google Browser Sync "apenas" compartilha informações do próprio usuário no navegador.

Via: Mozilla Labs

relacionados


Comentários