Meio Bit » Indústria » Microsoft abraça ODF e OpenSource de uma só vez

Microsoft abraça ODF e OpenSource de uma só vez

06/07/2006 às 17:48

O ODF, Open Document Format, é um formato voltado para documentos estilo Office (planilhas, textos, gráficos) projetado para ser totalmente aberto, intercambiável, multiplataforma e não-proprietário. Adotado pelo OpenOffice, o ODF está sendo muito bem-visto por muita gente de peso, inclusive diversos governos, que pretendem adotá-lo, como a Bélgica o fez.

A Microsoft não gostou da idéia, pois tinha o OpenXML como alternativa, usado no Office 2007.

Alternativa essa que não agradou, pois mesmo que o OpenXML seja um padrão aberto, mesmo que ninguém se preocupe com o fato de ser da Microsoft, ninguém gosta de retrabalho. O ODF saiu na frente, e assim continua.

Como a Microsoft, para a alegria de seus acionistas prefere ganhar dinheiro a empunhar bandeiras, depois de alguma briga interna, decidiram adotar o ODF. Adotar com louvor.

O site itWire divulgou que a empresa de Redmond lançou o Open XML Translator, um conjunto de ferramentas que fará a tradução entre o formato do Office 2007 (e anteriores) e o ODF.

A idéia é que as ferramentas sejam disponibilizadas gratuitamente para download, inclusive para versões antigas do Office. Ah sim, e o projeto é OpenSource.

O projeto envolve a Microsoft, a empresa francesa Clever Age, a indiana Aztechsoft, a alemã Dialogika e várias outras.

Já há uma versão preliminar disponível, quem tem um beta/preview do Office 2007 pode experimentar, baixando direto da página do projeto no Sourceforge!

relacionados


Comentários