Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus E-30

Olympus E-30

15 anos atrás

olympus-e-30

 

Eu adoro a Olympus. No ponto de vista das compactas ela fica na média de qualidade quando comparada com outras marcas, mas nas DSLR ela simplesmente detona. Infelizmente, a empresa não tem uma grande penetração nesse segmento em terras tupiniquins. Uma pena, pois apresenta equipamentos práticos, leves e com qualidade incontestável. A mais recente câmera a se juntar a família E é a E-30, que seria um meio termo entre as câmeras mais baratas e a top de linha E3. O equipamento chega ao mercado com sensor Live-MOS de 12 megapixels, tela de LCD de 2,7 polegadas articulado, estabilizador de imagem, 5 fotos por segundo no modo contínuo, velocidade máxima de obturador em 1/8000s e sistema Live View.

Tudo bem, você pode até me dizer: 'e dai?", afinal de contas quase todas as câmeras dessa categoria estão apresentando características parecidas, mas a Olympus é famosa por inventar e reinventar novas funcionalidades. O grande truque desse modelo é incorporar o que a Olympus está chamando de Art Filters, que também poderia ser encarado como uma gama de efeitos, como o Preto e Branco e o Sépia nas compactas. Temos seis filtros artísticos classificados como Pop Art, Soft Focus, Pale & Light Colour, Light Tone, Grainy Film e Pin Hole. Cada filtro aplica uma série de configurações e regulagens automáticas para afetar o resultado final da imagem. Por exemplo, o filtro Pin Hole diminui o brilho periférico, dando a impressão que se está olhando por um orifício. Além disso a foto é reduzida a apenas uma cor tonal. O resultado prometido chega bem perto de fotos feitas com caixa de sapato e negativo fotográfico.

No mais, a câmera trás as perfumarias de costume como o Face Detection, o Live View, que já se tornou obrigatório em todas os equipamentos, e a Shadow Adjustment Technology, que melhora a exposição em zonas com sombras nas fotos. Fora isso, temos o útil controle Wireless para flash externo, que é uma mão na roda para melhorar a criatividade da iluminação de suas fotos.

A câmera vai estar à disposição do consumidor em janeiro de 2009 ao preço de U$ 1.299,00 (apenas o corpo) e aposto um Lanche Mirabel do Fofão que não vai chegar ao Brasil, pelo menos não de forma legal.

relacionados


Comentários