Meio Bit » Arquivo » Internet » Novidades do Firefox 4

Novidades do Firefox 4

15 anos atrás

O Firefox 3 mal foi lançado, estamos aguardando o 3.1 e já estão pensando nas futuras funcionalidades para a versão 4. Num artigo publicado no blog.taragana.com são apresentadas as principais novidades que se pode esperar para a próxima versão.

Os pontos mais importantes são: Prism, que é um programa que permite executar aplicativos web fora do browser. Basicamente um navegador simples, baseado no Xulrunner, que rodará os aplicativos.

Outra novidade é o Weave. Ele tem o objetivo de sincronizar seus dados do computador de casa, escritório, notebook, compartilhá-los entre seus contatos e delegar permissões de acesso a estes dados. Interessente, já existem serviços e plugins para os bookmarks, mas a idéia é que em qualquer lugar onde você esteja, tenha todos os seus principais dados.

A última grande novidade é o Geode, que já existe uma versão preliminar no 3.1. Ele é basicamente um GPS embutido no browser. O navegador "saberá" onde você está no mundo e caso você procure por uma padaria, por exemplo, ele fará a sugestão da mais próxima. O Google utiliza esta idéia de forma diferente no Maps, para sugerir os lugares mais próximos e no Ads, para exibição de propagandas da região da pessoa. Por mais que a internet seja global, o que importa é o que está ao nosso redor, daí a relevância do Geode.

Com estas novidades a Mozilla mostra que o futuro são aplicativos on-line fora dos navegadores como conhecemos, não importando onde a pessoa esteja, tendo todos os dados ao nosso alcance.

relacionados


Comentários