Meio Bit » Arquivo » Internet » Plugins para o Gmail

Plugins para o Gmail

15 anos atrás

A Google anunciou na última semana um conjunto de novos "gadgets" para o Gmail Labs, que oferencem integração com o Docs e o Calendar.
Uma das características mais interessantes é o suporte a plugins de terceiros, dando aos usuários a chance de adicionar funcionalidades além das que o Google oferece. Um dos primeiros desenvolvedores a tirar vantagem desta nova "feature" é o Remember the Milk (RTM), um aplicativo de lista de tarefas muito popular.

Para utilizar um gadget de terceiros deve-se habilitar o Labs no Gmail e na lista de plugins, adicionar o último: "Add any gadge by URL" e então informar a URL onde está o descritor do gadget a ser adicionado, por exemplo, www.rememberthemilk.com/services/modules/gmail/rtm.xml. Criar um gadget também é muito simples, assim como outros produtos do Google (como o iGoogle): basta criar um descritor XML, publicá-lo e adicioná-lo.

O Gmail foi uma revolução na época em que foi lançado, atualmente perdeu parte do seu "mojo", já que os emails gratuitos possuem praticamente todas as suas principais características, até o Hotmail está mais bonito e agradavél de usar. Uma forma de continuar na liderança é apresentar novas funcionalidades, mas nem sempre é fácil criar e manter todas elas. Então a idéia de plugins é interessante. Pelo que vi, estes plugins de terceiros nada mais são do que um frame inserido na tela do Gmail.

Isto tudo é interessante? Sim, mas poderia ter, num futuro próximo, uma API para acessar os próprios dados do Gmail e poder criar plugins mais complexos. Por outro lado, existe a questão de segurança e a equipe do Gmail só deseja que sejam feitos plugins para adicionar outros aplicativos dentro dele e não utilizar seus dados. Então, resta esperar ver as novidades para o desenvolvimento de novos plugins para o Gmail e outros produtos do Google.

relacionados


Comentários