Meio Bit » Arquivo » Games » Jogos usados, um mal necessário?

Jogos usados, um mal necessário?

15 anos atrás

Você compra ou já comprou jogos usados? Se já fez isso, sentiu algum tipo de remorso por não estar ajudando a indústria? Eu sou uma das pessoas que sempre que vai adquirir um jogo dá preferência para games que outros jogadores estejam vendendo e o motivo é simples: dinheiro.

Com um pouco de sorte é possível pagar 1/3 do valor de um jogo novo e um em perfeitas condições e sinceramente, não vejo problema algum nisso. O maior problema é que os produtores de jogos não simpatizam muito com a prática, já que eles não recebem nada por esta revenda e o coro daqueles que são contrários a este mercado só vem aumentando. O mais novo a fazer criticas é David Braben, criador de Lost Wind. Para ele, a compra e venda de jogos usados está “prejudicando muito a experiência dos jogos single-player”.

O designer propõe que para cada jogo lançado haja duas versões, uma que não poderia ser revendida e custaria mais barato e outra que pudesse ser passada para frente ou pudesse ser alugada, mas que custaria mais caro. É difícil saber como essa diferenciação seria feita, mas uma idéia é adicionar conteúdo extra ao jogo como será feito no Gears of war 2. O jogo virá com um código que permitirá que o jogador faça o download de alguns mapas extras e este código só valerá uma única vez. É provável que apenas isso não diminua a revenda do game, mas não deixa de ser uma boa idéia.

Eu até consigo entender a “revolta” dos produtores, mas penso também que boa parte da culpa por um jogo ser vendido logo após a sua aquisição é devido a sua baixa qualidade. Apenas para citar jogos single-player, sempre tive dificuldade em achar cópias usadas do Bioshock e do Lost Odyssey para venda, porque será?

dori_use_01.11.08

[via 1UP]

relacionados


Comentários