Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Gilberto Gil distribui MP3 em shows

Gilberto Gil distribui MP3 em shows

15 anos atrás

O ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, vem mostrando que está à frente dos outros cantores no quesito tecnologia. No início do ano já havia fechado uma parceria com a Google para a criação de um canal no Youtube.

Na última semana, Gil decidiu usar seu show(31/10 e 01/11 – Citibank Hall/São Paulo) para distribuir MP3 a seus fãs. Ele é um entusiasta do movimento Creative Commons e, desde sua época de ministro, tem defendido mudanças na lei de "copyright" e no modelo de comercialização de músicas e vídeos.

Por motivos óbvios (pirataria), a venda de CDs e DVDs vem sofrendo uma queda constante e o comércio eletrônico de vídeos e músicas é pequeno no Brasil.

“É uma tendência inevitável a virtualização das músicas e sua distribuição na internet”, avalia Gil.

Ele também acredita que, no futuro, os músicos distribuirão seus trabalhos exclusivamente em formato digital.

Uma atitude que pode beneficiar não só os músicos brasileiros como também seus fãs.

Quem esteve no show recebeu uma fita do Senhor do Bonfim com um código que permite baixar no site "bandalargacordel" faixas do novo disco e um ringtone para celular.

"Gosto muito da possibilidade de experimentação e integração entre mídias. A Fita do Senhor do Bonfim é um ícone baiano e nacional. Por isso, fico muito satisfeito em utilizá-la como nova forma de distribuir minhas músicas", afirma Gilberto Gil.

 

fitas_sr_bonfim1_03112008 fitas_sr_bonfim2_03112008

relacionados


Comentários