Meio Bit » Arquivo » Indústria » Windows 7 lançado oficialmente no PDC 2008

Windows 7 lançado oficialmente no PDC 2008

15 anos e meio atrás

Finalmente um anúncio oficial de pré-lançamento para os sortudos desenvolvedores que participam do PDC 2008. Todos os presentes ao evento vão levar para casa uma cópia pré-beta do Windows 7 para estudar e compatibilizar seus aplicativos.

O Professional Developers Conference 2008 (PDC 2008) é um evento como poucos. Todos os grandes anúncios da Microsoft são feitos durante essa conferência, sendo que a última foi em 2005. Ao contrário da Tech Ed 2008 que fala das tecnologias disponíveis para os desenvolvedores hoje, o PDC anuncia o futuro.

O Windows 7 terá uma base de código semelhante ao Vista, mas a Microsoft aprende rápido e o foco é melhorar a performance do sistema, gerenciar melhor os recursos, trazer melhorias na interface e um enorme esforço para melhorar a experiência do usuário no desktop. O sistema também ganhará suporte nativo a telas multitouch e a compatibilidade de aplicativos será mantida, já que o Windows Vista fez com que os desenvolvedores se adaptassem às regras de segurança.

Além disso, a Microsoft vem trabalhando na parte de conectividade e integração do Windows 7. Segundo o Ars Technica, eles usaram o programa de Customer Experience Improvement Program (CEIP) para entender como as pessoas usam os softwares da empresa. E eis que o usuário médio está conectado em rede, com mais de um computador e dispositivos se comunicando.

Uma versão beta pública já está planejada para o começo de 2009 e o Windows 7 já está bom o suficiente para rodar em um netbook com 1 GB de RAM.

Se a engenharia de software por trás do Windows 7 é algo do seu interesse, visite o Engineering Windows 7. Leitores geeks recomendados. Quem gosta de ler títulos, pode pular.

Se você desenvolve para plataforma Windows ou .Net, ou precisa integrar seus sistemas, comece pelo Windows 7 Developer Guide.

Se você quer ver algumas fotos do novo sistema, continue lendo o post.

image_10

Nova ferramenta de busca.

image_15

Windows Explorer

image_12

Bibliotecas com um novo estilo de visualização.

image_13

Sim, ele mesmo, o Paint, com tratamento ribbon nos menus.

image_17

A barra de tarefas, com ícones grandes, preview dinâmico. Essa é a versão pré-beta do sistema operacional.

image_9

Esse é o desktop que os felizardos do PDC 2008 poderão brincar. Ainda é tão limitado, que vários funcionários da própria empresa ainda não tiveram a chance de usar o Windows 7. Isso eu fiquei sabendo na Tech Ed 2008.

Mais fotos você acha no Flickr

Fontes: MicrosoftPDC, Microsoft

relacionados


Comentários