Meio Bit » Arquivo » Segurança » Russos, nVidia e quebra de senhas

Russos, nVidia e quebra de senhas

15 anos e meio atrás

Um a empresa russa chamada Elcomsoft soltou um comunicado dizendo que é possível usar duas GeForce GTX280 ligadas em conjunto numa mesma máquina para agilizar em cerca de 100 vezes o processo de quebra do protocolo de segurança WPA ou WPA2 de uma rede sem fio.

A façanha se vale da poderosa capacidade computacional dessas placas para realizar um ataque de força bruta e, dessa forma, descobrir a senha de uma determinada rede. Se for criada uma rede com várias máquinas, acredita-se que um senha WPA ou WPA2 possa ser descoberta em alguns dias e não anos como seria feito normalmente.

dori_pass_13.10.08 O curioso é que Elcomsoft não é muito bem-vista por aí, já que o seu carro chefe é justamente um programa destinado a "recuperação de senhas". O software, que possui uma licença de registro de US$ 1.399,00, é vendido como uma solução para aqueles que tenham esquecido a senha de algum arquivo útil. Um funcionário da empresa, inclusive, já foi preso nos Estados Unidos e libertado após pagar fiança e fornecer dados sobre a companhia.

Controvérsias à parte, o anúncio pode trazer à tona mais uma vez a discussão sobre a fragilidade das redes sem fio. Embora eu ache fantástico poder andar pela casa ou em uma empresa com um notebook sem a necessidade de ficar preso a fios, sempre tive um pouco de receio em saber que meus dados estão vagando pelo ar. Acredito que grandes empresas ou instituições financeiras que realizam enormes transações dessa forma ganharam um belo motivo para se preocuparem.

[via Security and the Net]

relacionados


Comentários