Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Instale o Ubuntu pelo Windows

Instale o Ubuntu pelo Windows

09/10/2008 às 11:52

Houve uma época em que instalar uma distribuição Linux em um computador era algo destinado apenas aos que possuíam um bom conhecimento em informática. Formatações, particionamentos, linhas de comando e tudo isso sem falar nos riscos de perder todas as informações do HD.

Alguns anos depois, foram criados os "live CDs". Com eles o usuários podiam testar as distros sem nem ao menos ter que instalar os sistemas operacionais. Mesmo sendo uma bela oportunidade para os mais medrosos, esses discos não possuem o mesmo desempenho que a versão instalada e hoje tomei conhecimento de uma bela alternativa para este processo.

O Wubi é um pequeno aplicativo que tem menos de 1MB e que funciona no Windows. Fazer a instalação do Ubuntu com ele é das tarefas mais simples, bastando escolher a partição onde deverá ser instalado, se deseja usar KDE, Xfce ou Gnome, a língua a ser utilizada e aguardar o download dos arquivos. Depois desse processo, basta reiniciar a máquina, aguardar a instalação e usar o novo SO. Um detalhe legal dessa instalação é que ela figurará na lista de "Adicionar ou Remover Programas" dentro do Painel de Controle, ou seja, se não tiver gostado do Ubuntu, basta removê-lo. Tudo sem muita dificuldade ou confusão. Só é uma pena ele não possuir outras distros como opção de instalação.

Embora a maioria dos Linuxers já devam conhecer o Wubi, acho importante que este aplicativo fosse melhor divulgado e mesmo que ele possua defeitos, não deixa de ser uma boa forma de conquistar usuários para o sistema do pinguim.

dori_wubi_08.10.08

[via LinuxHaxor]

relacionados


Comentários