Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Instale o Ubuntu pelo Windows

Instale o Ubuntu pelo Windows

15 anos e meio atrás

Houve uma época em que instalar uma distribuição Linux em um computador era algo destinado apenas aos que possuíam um bom conhecimento em informática. Formatações, particionamentos, linhas de comando e tudo isso sem falar nos riscos de perder todas as informações do HD.

Alguns anos depois, foram criados os "live CDs". Com eles o usuários podiam testar as distros sem nem ao menos ter que instalar os sistemas operacionais. Mesmo sendo uma bela oportunidade para os mais medrosos, esses discos não possuem o mesmo desempenho que a versão instalada e hoje tomei conhecimento de uma bela alternativa para este processo.

O Wubi é um pequeno aplicativo que tem menos de 1MB e que funciona no Windows. Fazer a instalação do Ubuntu com ele é das tarefas mais simples, bastando escolher a partição onde deverá ser instalado, se deseja usar KDE, Xfce ou Gnome, a língua a ser utilizada e aguardar o download dos arquivos. Depois desse processo, basta reiniciar a máquina, aguardar a instalação e usar o novo SO. Um detalhe legal dessa instalação é que ela figurará na lista de "Adicionar ou Remover Programas" dentro do Painel de Controle, ou seja, se não tiver gostado do Ubuntu, basta removê-lo. Tudo sem muita dificuldade ou confusão. Só é uma pena ele não possuir outras distros como opção de instalação.

Embora a maioria dos Linuxers já devam conhecer o Wubi, acho importante que este aplicativo fosse melhor divulgado e mesmo que ele possua defeitos, não deixa de ser uma boa forma de conquistar usuários para o sistema do pinguim.

dori_wubi_08.10.08

[via LinuxHaxor]

relacionados


Comentários