Meio Bit » Baú » Miscelâneas » Invasão de privacidade ou medida preventiva?

Invasão de privacidade ou medida preventiva?

07/10/2008 às 2:11

Há algum tempo a montadora americana Ford implementou um programa (nos Estados Unidos) para educar jovens motoristas e tentar fazê-los dirigir com mais segurança, além de ensinar técnicas de redução do consumo de combustível. A iniciativa, chamada "Driving Skills for Life program" recebeu uma novidade muito interessante: agora os pais poderão "controlar" algumas ações de seus filhos apenas com uma chave especial que foi desenvolvida pela empresa. Com ela será possível limitar a velocidade máxima que os jovens alcançarão, proibir que o som do veículo passe de um certo volume e o sistema emitirá um apito a cada cinco segundos caso o cinto de segurança não seja preso.

O dispositivo também apitará sempre que a velocidade ultrapassar 45, 55 e 65 milhas por hora (de acordo com uma programação prévia), avisando o motorista que ele está indor rápido demais. Os avisos sonoros também serão emitidos quando o combustível no tanque só der para rodar mais 75 milhas.

Acho legal quando as empresas tomam atitudes que visam melhorar a vida dos seus consumidores e acredito que todas deveriam ter essa intenção social entre suas metas, o problema é que tenho certeza que já irá começar a reclamação daqueles que entenderão a chave como uma invasão de privacidade, pode apostar.

dori_fmk_06.10.08

[via Cnet]

relacionados


Comentários