Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Wi-Fi "gratuito" feito no Brasil

Wi-Fi "gratuito" feito no Brasil

15 anos e meio atrás

Chegará um dia onde a maior parte do nosso planeta estará conectada à internet e um grande passo nesta direção está sendo dado aqui no Brasil, mais precisamente na USP. Marcelo Zuffo, professor da Universidade de São Paulo, desenvolveu um ponto de acesso wi-fi de baixo custo que utiliza energia solar para manter as pessoas conectadas à web.

dori_wf_06.10.08 Com este equipamento, seria possível levar internet para comunidades carentes. O custo de implantação seria extremamente reduzido, pois o equipamento passaria os dados de um ponto ao outro, sem fios, até que algum deles tivesse acesso à internet, encaminhando os pacotes (o que eliminaria a necessidade de uma conexão física com a grande rede em cada nó). Os "access-point-in-a-box" poderiam ser instalados no topo de postes de luz e até o nível de manutenção é reduzido.

Acredito que novidades como esta se tornarão inevitáveis com o passar do tempo. Quanto mais barata a tecnologia se tornar, mais e mais pessoas terão condições de estarem online e com um bom incentivo, tanto do governo quanto da iniciativa privada, creio ser possível levar internet se não gratuita, pelo menos barata para a população menos privilegiada.

[via BBC]

relacionados


Comentários