Meio Bit » Baú » Miscelâneas » igNobel: é do Brasil, sil, sil!

igNobel: é do Brasil, sil, sil!

05/10/2008 às 2:48

Quem ainda acha que nossa pesquisa científica não é pródiga, agora terá que se calar ante a grandeza do prêmio: dois brasileiros são vencedores do igNobel de Arqueologia!

Para quem não conhece (se é que existe tal pessoa), o prêmio é uma sátira ao famoso Prêmio Nobel e anualmente condecora os trabalhos mais... esdrúxulos... da ciência mundial. Detalhe: a honraria é entregue na Universidade Harvard!

Os professores Astolfo Gomes Mello Araujo e José Carlos Marcelino, da USP, mereceram o laurel pelo trabalho de 2003 intitulado "The Role of Armadillos in the Movement of Archaeological Materials: An Experimental Approach". Ou seja: como os tatus podem bagunçar sítios arqueológicos, mudando completamente o entendimento do passado.

O trabalho, apesar de curioso e até engraçado para o leigo, é sério. Segundo reportagem da folha, o professor Astolfo recebeu a notícia com bom-humor, mas infelizmente não pôde pedir à Finep o financiamento da viagem para receber o prêmio. Aqui, caberia uma ressalva: por mais engraçado que possa parecer, e justamente por isso, seria uma ótima forma de chamar atenção para a Ciência, especialmente junto às crianças.

Parabéns aos professores Astolfo e José Carlos!

relacionados


Comentários