Meio Bit » Arquivo » Hardware » Hugo Chavez traiu o movimento. Encomendou 1 milhão de Intel Classmates no lugar do OLPC

Hugo Chavez traiu o movimento. Encomendou 1 milhão de Intel Classmates no lugar do OLPC

15 anos e meio atrás

Recentemente Portugal fechou um acordo com a Intel onde iria produzir localmente 500 mil unidades do Intel Classmate para uso nas escolas locais. Agora um novo acordo prevê que a unidade portuguesa irá manufaturar um adicionam de 1 milhão de unidades, para a Venezuela.

chavez

“Fidel, ou coloca sapato ou corta a unha do dedão!”

O Classmate é o OLPC feito por uma empresa que entende de computadores, o que resultou em um equipamento muito mais robusto, com cara de um Laptop para estudantes, ao contrário do OLPC, projetado por uma equipe de intelectuais que nunca chegou perto do mundo real. O OLPC lembra muito mais o fruto da união de um PenseBem com um Genius, do que um computador de verdade. Vejam o Classmate:

intel-classmate-pc

 

Quem já mexeu no Classmate (como eu) tem a impressão de que ele está a uma digievolução de se tornar um netbook como o Asus Eee ou o Positivo Mobo. Faltava um pulinho, mas não é esse o foco. Ele foi feito para atender mercado educacional, de ensino básico, com a vantagem de efetivamente entregarem as unidades vendidas, ao contrário do fiasco do OLPC.

As unidades para a Venezuela virão instaladas com Linux, segundo o projeto de computação bolivariano de Hugo Chavez (não perguntem).

Ironicamente o modelo encomendado já está obsoleto, a Intel pesquisou a implantação da primeira geração em vários países e baseado na experiência anunciou o novo Classmate, com tela touchscreen e tablet. Desafio alguém a dizer que não quer um:

Fonte: Ars Technica

relacionados


Comentários