Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Foguete chinês tão bom que rompeu a estrutura do espaço-tempo

Foguete chinês tão bom que rompeu a estrutura do espaço-tempo

15 anos e meio atrás

Como geeks fascinados por exploração espacial nós do MeioBit apoiamos e divulgamos iniciativas nesse sentido, e batemos palmas para a China, afinal é um país que consegue fazer cópias baratas do iPhone de um lado, e do outro construir um foguete tripulado. Mas pelo visto nossos amigos orientais gostam mesmo é de uma falsificação.

Não bastassem as atletas com certidão de nascimento falsa, a garotinha que dublou a outra mais feia (não, não a Britney) na abertura das Olimpíadas e as crianças de várias etnias que na verdade eram de uma etnia só, os chineses se superaram.

O jornal/site/órgão de propaganda governamental Xinhua publicou uma reportagem falando da missão, de como o lançamento foi excelente, reproduziram até o diálogo dos astronautas.

O único problema é que ou a nave chinesa orbitou o Sol em altíssima velocidade, quase Dobra 10, e agora está em algum lugar de Sâo Francisco procurando baleias, ou há algo muito errado na história, pois o site da agência de notícias chinesas subiu a matéria sobre a missão algumas horas antes da decolagem.

wormhole

Como não há nenhuma notícia de uma ruptura no tecido do espaço-tempo continuum (embora o acidente com o LHC levante a suspeita) muito provavelmente algum redator esperto resolveu economizar tempo e deixou a matéria pronta. O que é uma boa marmotagem mas péssimo jornalismo.

Vendo a besteira a agência tirou rapidamente o texto do ar, mas não antes da UIP, do Daily Mail, do Guardian da Associated Press perceberem e publicarem o fiasco.

Um porta-voz disse que tudo não passou de um “erro técnico”. Eu imagino que a família do “erro técnico” vá ter que arcar com a bala que causará a súbita hemorragia cerebral que vitimará um talento promissor do jornalismo chinês…

relacionados


Comentários