Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Detecção de crimes está próxima de se tornar real

Detecção de crimes está próxima de se tornar real

15 anos e meio atrás

A maioria das pessoas que gostam de tecnologia e viram o filme Minority Report ficaram babando com a interface usada no computador que o astro Tom Cruise opera. Porém, o efeito acabou ofuscando algo que até então poderia ser considerado apenas como ficção: a detecção de crimes antes mesmo que eles ocorram.

O DHS está desenvolvendo um sistema de computador capaz de detectar se potenciais atitudes hostis no meio de uma multidão, simplesmente monitorando a pulsação, linguagem corporal, temperatura facial e frequência de respiração. 

Batizado de FAST (Future Attribute Screening Technologies. Droga, Pre-Crime era mais legal), o sistema deverá ser usado em aeroportos, fronteiras e qualquer outro lugar que necessite de uma segurança elevada, principalmente para evitar atos terroristas. A precisão do FAST está longe de ser perfeita como no longa-metragem, mas mesmo estando ainda no início do desenvolvimento, durante os testes realizados os desenvolvedores conseguiram uma precisão de 4 acertos entre 5 potenciais casos de hostilidade.

Como era de se esperar, os críticos já se pronunciaram e além de não acreditarem no funcionamento do projeto, ainda dizem que não passa de uma invasão de privacidade. No entanto, se o compararmos como um polígrafo, seu uso não parece tão absurdo, embora muitos venham a discordar, claro.

dori_mr_24.09.08

[via DailyTech]. 

relacionados


Comentários