Meio Bit » Arquivo » Indústria » IBM mostra como chegar aos 22nm

IBM mostra como chegar aos 22nm

15 anos e meio atrás

A “Big Blue” quer bater a Intel no campo que mais conhece: servidores de alto desempenho. Para isso, uma coisa é essencial: estar à frente da corrida de velocidade (nem só de x86 vive o mundo dos Tera FLOPs).

Semana passada, a empresa divulgou que pretende utilizar um processo desenvolvido por ela outros parceiros (especialmente a Mentor Graphics) e chamado de “Computational Scaling” para fabricar chips com a tecnologia de 22nm. Lembrando: a Intel utiliza, hoje, 45nm para fabricar seus chips mais avançados e só deve introduzir o processo de 32nm no próximo ano...

A grande “sacada” da IBM é conseguir, com as mesmas fábricas, os mesmos equipamentos de hoje, produzir em 22nm. A “mágica” (ou melhor, a tecnologia) é aplicar muita matemática para modificar a forma das máscaras de litografia e as características da iluminação.

Chips menores consomem menos, dissipam menos calor, conseguem atingir velocidades maiores, além de serem mais baratos de se produzir, já que “cabem” mais núcleos por “wafer” (disco de silício usado como matéria-prima dos chips), mas ainda não foi divulgada uma data para o início da fabricação em massa com este processo.

[via PCAuthority e Eweek]

relacionados


Comentários