Meio Bit » Arquivo » Games » Quem poderá superar o WoW?

Quem poderá superar o WoW?

16 anos atrás

Eu não gosto de acreditar que exista uma verdade absoluta, contudo, se há algo que se aproxima disso é que o jogo World of Warcraft permanecerá na liderança dos MMORPGs por um bom tempo. Durante uma entrevista, Jeffrey Kaplan, diretor do jogo fez vários comentários muito interessantes, veja por exemplo o que ele disse sobre essa questão:

"Eu não acredito que o WoW é intocável. Eu realmente penso que um jogo possa sair e fazer mais sucesso que o WoW. Eu espero que nós estejamos trabalhando nisso neste exato momento. Eu acho que várias outras companhias tiveram grandes oportunidades de fazer o que o WoW fez... por qualquer que seja o motivo, eles perderam o ponto.

Eu me sinto mal, várias vezes, quando um novo MMO é lançado e não se sae bem, simplesmente porque eu não penso nisso com uma perspectiva de negócios. Eu sei como é ser um desenvolvedor em uma equipe que está trabalhando em um jogo que você ama, e por alguma razão, você não tem o tempo necessário ou alguém toma uma decisão equivocada... todo mundo faz pequenas escolhas e quando algumas delas dão errado, o seu jogo acaba não fazendo sucesso."

Ao ser perguntando então se o próximo jogo da empresa poderia destronar o WoW, Kaplan disse:

"Eu acredito que pode sim. O mesmo desafio recai sobre nós. Conseguiremos tomar as decisões acertadas? Eu não penso que só porque fizemos o WoW exista uma garantia de que o nosso próximo MMO fará sucesso. Eu realmente acredito que você é tão bom quanto o seu último jogo. na minha opinião, você precisa provar isso a todo momento."

A Blizzard acredita ainda que parte do sucesso alcançado pelo World of Warcraft se deve a ao longo tempo que foi usado para desenvolver uma forte infraestrutura que desse suporte a uma audiência global. Vários países do mundo possuem acesso a versões brilhantemente localizadas e com um suporte técnico eficiente.

Admito que fiquei bastante impressionado com as declarações do funcionário da Blizzard. Não que ela tenha algo de bombástico, mas porque gosto de ver pessoas que demonstrem humildade e principalmente pelo grau de serenidade de Jeffrey Kaplan.

[via Kotaku]

relacionados


Comentários