Meio Bit » Arquivo » Games » Cineasta ou game designer?

Cineasta ou game designer?

16 anos atrás

Ao colocar o game Boom Blox pela primeira vez no meu Wii eu lembrei do meme criado aqui onde eu pedia para os blogueiros falarem um pouco sobre alguns game designers de sua preferência. Talvez você nem saiba, mas um dos diretores mais premiados de Hollywood já se meteu na indústria dos games e para nossa alegria, sempre que ele se aventurou nos jogos eletrônicos o resultado foi primoroso. Gostaria de falar um pouco sobre a (breve) carreira de Steven Spielberg como consultor/produtor/diretor de videogames.

The Dig

Por volta de 1989, Spielberg teve a idéia de fazer um jogo que tivesse um enredo acima da média. Inspirado pelos filmes Forbidden Planet e O Tesouro de Sierra Madre, o diretor criou o conceito do jogo que foi apresentado ao pessoal da LucasFilm. Começou então a produção do game que conta a história de um grupo de astronautas que vão destruir um meteoro que ameaça acabar com nosso planeta.

É verdade que o projeto acabou mudando de mãos e o novo diretor mudou muitos aspectos do game original, mas a fantástica história, os personagens muitíssimo interessantes e a semelhança com o clássico 2001: Uma Odisséia no Espaço fazem com que The Dig seja um dos mais fantástico jogos da história. Tenho orgulho em dizer que possuo uma cópia original dessa verdadeira obra-prima que demorou seis anos para ser produzido.

Medal of Honor

Quando Spielberg fundou a Dreamworks ele decidiu que estava na hora de voltar aos games. Nasceu então a Dreamworks Interective e quem conhece o diretor, sabe de sua fixação pela segunda guerra mundial, então nada melhor do que produzir um jogo sobre o assunto.

Ele ajudou então a desenvolver o primeiro jogo da série Medal of Honor. Podemos dizer que nascia ali a febre dos FPSs ambientados durante o período que abrange entre 1939 e 1945. O jogo possui uma produção fantástica e sua veracidade era algo inacreditável para época, fazendo com que MoH seja considerado um dos melhores jogos do PS1.

Boom Blox

Em 2005 Spielberg fechou uma parceria com a poderosa EA, do acordo devem nascer três jogos, sendo que um deles foi lançado este ano, trata-se de Boom Blox, um puzzle com um elaborado sistema de física onde o jogador deve derrubar vários blocos presentes nos cenários. Embora o jogo não tenha a "profundidade" dos outros títulos onde o diretor se envolveu, Boom Blox é um game bastante divertido e que consegue fazer o que se propõe, entreter.

Mesmo longe de ser um dos gênios da indústria, Steven Spielberg já mostrou que gosta de videogames e que sabe exatamente o que fazer para agradar o jogador. O sujeito possui uma criatividade absurda e assim como no cinema, já mostrou nos games que suas idéias devem ser ouvidas. Quem dera sua carreira como produtor de jogos fosse tão extensa quanto a de diretor de filmes.

relacionados


Comentários