Meio Bit » Baú » Games » É possível aprender outra língua jogando vídeogame?

É possível aprender outra língua jogando vídeogame?

14/04/2008 às 13:39

Quando me perguntam se eu sei falar inglês digo que não, mas que entendo um bocado para ler textos em inglês e me perguntam se eu fiz algum curso ou coisa parecida. Sempre digo que fiz um curso chamado "Final Fantasy" de inglês.

Este curso consta com 11 módulos (do Final Fantasy 1 ao 12, tirando o 11) e com alguns módulos adicionais (série Tactics e Cristal Chronicles). Desses "módulos", eu completei o 7, 8, 10, 12 e o tactics, o módulo 9 eu fiz mas não consegui completá-lo por problemas de tempo, talvez eu venha a finalizá-lo algum dia. Certas pessoas não acreditam no que eu estou falando e duvidam que eu, jogando vídeogame, aprendi muita coisa do meu inglês. Essa técnica foi muito útil para mim, quem faz ou fez faculdade, principalmente na área de tecnologia sabe que alguns livros indicados pelos professores está na língua do tio sam. Eu achava um saco estudar em outra língua, mas se eu não o fizesse alongava minha faculdade, que já foi "beeem" longa.

Minha mãe ficou surpresa quando eu pedi um dicionário para ela após ter comprado Final Fantasy 7, jogava, lia TODAS as falas do jogo e tentava entendê-las. Alguma palavra que eu não conhecia? Afundava a cara no dicionário. Algumas coisas eram bem difíceis de entender pois o jogo usa uma quantidade grande de figuras de linguagem e como eu não sabia direito o que se dizia, me batia bastante com os nomes inventados pelo jogo, lembro de ter procurado a palavra "mako" no dicionário e achar coisas relacionadas a uma espécie de tubarão.

Neste ano entrei em um desafio mais difícil, diria que é o nível avançado do "aprenda outra língua jogando vídeogame". Entrei para um curso de japonês e estou conseguindo ler algumas coisas, prestem atenção que é "ler", não "entender", a maioria das palavras eu leio o que está escrito mas não entendo bulhufas. Anoto algumas para perguntar para a minha professora. E também têm os kanjis que dificultam a vida de qualquer pessoa ocidental, realmente não estamos acostumados a um alfabeto no qual cada palavra é representada por um símbolo. Minha professora sempre diz que kanji facilita um monte a leitura do japonês. Facilita depois que você conhece um monte deles, para aprendê-los tem que ralar e estudar muito.

Quero começar a utilizar minha técnica de aprendizado através do vídeogame, quero começar a jogar algum RPG da Square de PSOne em japonês! Agora fica minha pergunta aos leitores que têm conhecimento de japonês. Existe algum tipo de dicionário "português - japonês"? (resposta "google" não vale). E qual jogo vocês me indicam?

Ahh! Eu falei, falei, mas não respondi a pergunta do título. Sim, é possível aprender outra língua jogando mas acho que o caminho é meio tortuoso. Agora que estou fazendo um curso, vi que realmente é mais eficiente. Recomendo usar os games como uma ferramenta de apoio a algum curso de línguas, você aprende na sala de aula e faz sua lição de casa jogando.

relacionados


Comentários