Meio Bit » Baú » Games » Pesquisas sobre Casual Games

Pesquisas sobre Casual Games

12/04/2008 às 16:58

Olá pessoal,
como eu havia prometido no post anterior, seguem aqui algumas pesquisas sobre Casual Games e porque eles são o futuro:

• Foi constatado que os casual games, são os mais populares entre usuários de internet e além disso podem unir gerações, vejam o exemplo do Wii e no Natal do ano passado, suas vendas que engordaram o bolso das fabricantes, gerando em torno de US$ 13 bilhões no faturamento da indústria dos games, uma quantia extremamente considerável, sendo o último ano repleto de Xboxes e PS3s.

• Uma pesquisa feita pela PopCap Games, mostra que funcionários e não apenas o baixo escalão (acreditem, o seu chefe pode te xingar, mas é porque ele tem culpa no cartório) jogam jogos casuais no trabalho. A pesquisa foi feita com mais de 7.000 pessoas, sendo dessas 40% funcionários do alto escalão (gerentes, gerentes executivos, comercial, key accounts, médicos, TI, consultores,etc.).

- 14% admitiram que jogaram jogos casuais durante uma reunião ou conference call, com 65% dizendo que fazem isso pelo menos uma vez no mês.
- 61% jogam durante o almoço ou outros breaks oficiais.
- 52% jogam durante o dia quando precisam dar um tempo no trabalho.
- 19% jogam no final do dia para dar uma relaxada antes de ir para casa.
- 11% jogam no começo do dia antes de começar a trabalhar.
- 53% jogam pelo menos uma vez por dia.
- 79% jogam muitas vezes por semana.
- 84% jogam no trabalho de 15 a 60 minutos todo dia.
- 11% disseram que jogam jogos casuais durante uma hora ou mais, todo dia.

Além disso, a PopCap Games, criadora do conhecido "Bejeweled", estima que mais de 200 milhões de usuários de internet em todo o mundo acessam mensalmente games de ocasião de jogador único (singleplayer). Em um levantamento, realizado com mais de 2.200 usuários de internet nos Estados Unidos, a PopCap Games constatou que um terço dos participantes têm filhos ou netos menores de 18 anos que se divertem com games online, sendo que mais de 80% dos entrevistados jogam na companhia dos parentes - em geral mais novos.

O levantamento revelou ainda que estes games são mais populares entre pessoas de 40 a 59 anos (58%), e entre mulheres (79%), resultado que questiona a crença de que jogos atraem apenas o público jovem. Os games de ocasião mais procurados da internet são os tradicionais jogos de tabuleiro e de cartas (29%), como Xadrez, Damas e Mahjong; de estratégia (17%), como o Sudoku, e de ação (16%), como o Luxor.

• A GameStop, maior loja especializada em games do mundo, planeja implantar em suas quase 5 mil unidades setores especiais para o público casual.

• Segundo dados da DFC Intelligence, o mercado de jogos casuais deve crescer de US$ 281 milhões, em 2006, para US$ 1,15 bilhão em 2011.

• As maiores produtoras de games como Electronic Arts, Ubisoft e Take Two já contam com seus selos voltados ao público casual.

• Entre as plataformas escolhidas para os investimentos destacam-se o telefone celular e os videogames da Nintendo: o líder de vendas Wii e o portátil DS.

Quando eu jogava videogame, minha mãe e meu pai simplesmente não entendiam os controles complicados ou não gostavam dos jogos que eu jogava. Com apenas alguns cliques e instruções que cabem em uma tela, os jogos casuais se tornaram muito mais do que um passatempo, hoje podemos considerá-los uma diversão familiar!

relacionados


Comentários