Meio Bit » Baú » Games » Mini Tutorial de Overclock de VGA com o Riva Tunner

Mini Tutorial de Overclock de VGA com o Riva Tunner

31/03/2008 às 10:05

image Se você acha que sua placa de vídeo não está mais dando conta do recado você pode tentar fazer uma "overzinho básico" pra ver se a coisa melhora.

O Riva Tunner é um programa especializado em tunar várias características de placas de vídeo e modos de exibição do computador, como resoluções e taxas de atualização customizadas. A principal função dele é sem dúvida fazer overclock em placas de vídeo via driver e monitorar a temperatura da mesma. Baixem e instale o programa, vocês não vão ter nenhuma dificuldade.

Overclock via driver quer dizer que os clocks da placa de vídeo serão ajustados depois que o driver da VGA for carregado pelo Windows. Existe também Over pela BIOS, overclock de baixo nível, mas esse eu só me arrisco a fazer quando achar que minha 8600GT não segura mais nada.

Ok, primeiro de tudo vejam a quantas anda a temperatura de sua VGA sem overclock.

Um valor ótimo fica mais ou menos entre 45º e 60º Celsius, até 80º ainda é aceitável. A minha VGA costumava ficar quase em 100º SEM OVERCLOCK. Nas minhas pesquisadas em fóruns eu descobri que o valor LIMITE aceitável de temperatura dela era de 120º. Não quis me arriscar e comprei o cooler Zalman VF900-CU. Uma queda de 50% na temperatura valeu o investimento.

A temperatura da VGA varia de acordo com sua carga, enquanto você está jogando a temperatua aumenta. Para ver a temperatura enquanto joga clique em setup e ira aparece a janela abaixo...

Clique em Core Temperature e depois em Setup ...

7

Habilite a opção Show core temperaure in on-creen dsiplay e depois clique em Run Server. Um novo ícone do Riva Tuner irá aparecer no system tray e nele você pode configurar mais algumas opções.

Finalmente, se você achar que sua VGA aguenta mais um pouco de trabalho pesado é hora de aumentar seus clocks.

Cliquem em Enable driver-level hardware overclocking e irá aparecer a janela ao lado, apenas marque a opção Allow Separate 2D/3D clock frequency e clique em Detect Now para não precisar reiniciar o computador. Se a opção detect now já estiver disponível apenas clique nela.

Agora não existe formula mágica para saber quais os clocks máximos que sua VGA agüenta, aqui é tentativa e erro mesmo. Eu recomendo que vá aumentando os clocks aos poucos, nunca esquecendo de verificar a temperatura, quando seu sistema literalmente travar enquanto você está jogando é pra mostrar que a VGA chegou no limite de Over, reset no computador. Não se preocupe uma travada não quer dizer que você danificou sua VGA. Quer dizer basicamente que ela se recusou a trabalhar nos clocks que você mandou, normalmente porque as voltagens do Core e das memórias não permitiram. Para aumentar as voltagens só com BIOS mod, over pela BIOS, isso eu já disse que não me arrisco a fazer agora.

Não esqueçam de marcar a opção Apply Overclock at Windows Startup.

Por ultimo verifiquem a temperatura novamente. Nunca deixem passar de 80º, se passar disso diminuam ou desfaçam o over (Recomendação pessoal).

O Riva tunner tem muito mais opções, eu não conheço todas e se conhecesse precisaria escrever um verdadeiro manual de instruções pra ele. Se vocês quiserem se aventurar mais com esse programa, fiquem a vontade e me contem a novidades.

OBS: Tudo escrito nesse tutorial de baseia em experiência própria, façam overclock por sua conta e risco.

relacionados


Comentários