Meio Bit » Arquivo » Games » Top 50 - Desenvolvedores, segundo o GameDeveloper Research (edição 2008)

Top 50 - Desenvolvedores, segundo o GameDeveloper Research (edição 2008)

16 anos atrás

Todo ano, o site Game Developer Research faz uma lista com as 50 maiores desenvolvedoras de games do mundo, mas não em tamanho (assim a EA e a Activision Blizzard estariam em segundo e primeiro, respectivamente), e sim usando vários dados compilados, como os scores no site Metacritic e a reputação dela perante a indústria. Eles tem um exemplo na página com os dados da filial de Montreal da Ubisoft, que pode servir de exemplo.

Vou postar aqui apenas as 10 primeiras posições do ranking.

1 - Nintendo
2 - Infinity Ward
3 - Blizzard Entertainment
4 - EA Canada
5 - Valve
6 - Konami Japan Studio
7 - Insomniac Games
8 - Capcom Osaka
9 - EA Tiburon
10 - Bioware Edmonton

Preciso explicar a primeira posição da Nintendo? O Wii dominou ano passado, e este ano promete continuar por algum tempo, já que saiu Super Mario Galaxy, Smash Bros Brawl e agora está para sair o Mario Kart, outro possível sucesso de vendas. É claro que em junho sairá Metal Gear Solid 4 pro Playstation 3, mas ainda assim a Sony tem que comer muito arroz com feijão para ter um sucesso razoável nos próximos meses.

Agora, quem quiser comprar o documento com todas as informações, prepare-se para desembolsar 2995 dólares! É claro que este documento é voltado para os próprios desenvolvedores.

Curiosidade: a segunda colocada do ranking pode parecer uma produtora desconhecida da maioria dos jogadores, mas foi ela que criou a série Call of Duty.

[Via Joystiq]

relacionados


Comentários