Meio Bit » Arquivo » Games » Morre criador de Dungeons & Dragons

Morre criador de Dungeons & Dragons

16 anos atrás

Gary Gygax, co-criador do RPG Dungeons & Dragons, faleceu na manhã da última terça-feira em sua casa em Wisconsin/EUA, vítima de complicações decorrentes de um aneurisma inoperável.

Desde muito cedo demonstrou seu amor por jogos, em especial os de estratégia e raciocínio. Em 1971 ele e seu amigo Jeff Perren criaram Chainmail, um dos wargames mais jogados do mundo e que viria a ser o cerne do primeiro role-playing game da história. Junto com Dave Arneson escreveu Dungeons & Dragons, lançado em 1974 em uma tiragem de apenas mil cópias que se esgotou após nove meses. A princípio um jogo comum entre estudantes e entusiastas do wargaming, a popularidade do D&D cresceu e levou consigo a sigla RPG para todos os cantos do planeta.

Há quem ame e quem odeie, mas a influência da obra de Gygax está aí para quem quiser ver, de Caverna do Dragão à World of Warcraft, passando por Final Fantasy e Ragnarok. Aliás, nem só de nerds se faz um RPGista: quem imaginaria Vin Diesel e Robin Williams jogando D&D? Pois eles jogam.

Certa vez em uma entrevista à Gamespy Gary disse: "gostaria que o mundo se lembrasse de mim como um cara que realmente gostava de jogar e compartilhava seu conhecimento e horas de diversão com todos".

Se depender dos milhares de fãs do seu trabalho, você será. Valeu Gary, obrigado por todas aquelas divertidas tardes de domingo que passei com meus amigos visitando catacumbas em Greyhawk, surrando goblins e matando dragões. Descanse em paz.

relacionados


Comentários