Meio Bit » Arquivo » Games » O futuro dos jogos de corrida

O futuro dos jogos de corrida

Após a discussão da GDC '08 sobre o enredo nos jogos, o pessoal do site Next Generation decidiu fazer uma entrevista com grandes desenvolvedores de jogos de corrida para saber o que o gênero pode evoluir nos próximos anos. Entre os que participaram estão o diretor

16 anos atrás

Após a discussão da GDC '08 sobre o enredo nos jogos, o pessoal do site Next Generation decidiu fazer uma entrevista com grandes desenvolvedores de jogos de corrida para saber o que o gênero pode evoluir nos próximos anos. Entre os que participaram estão o diretor do Sega Racing Studio, responsáveis pela série Project Gotham, o diretor da Evolution Studios (Motosrorm) e o produtor da Codemasters.

A matéria diz por exemplo que mesmo os jogos que fizeram mais sucesso não estão conseguindo competir de igual com outros estilos e na Inglaterra o jogo de corrida que mais vendeu no Natal passado (Need for Speed ProStreet) ficou em apenas quinto lugar. Eles citam também o Project Gotham Racing 4 (Xbox 360) que não fez tanto sucesso quanto seu antecessor e questiona se mesmo o Gran Turismo 5 conseguirá vender tanto quanto as versões para PS1 e PS2.

Segundo a reportagem, o grande problema é que os jogos de corrida estão parados no tempo. Enquanto quase todos os outros gêneros evoluíram, nas corridas as mudanças foram poucas. Eu consigo me lembrar apenas de melhorias nos gráficos e na física, o resto é sempre a mesma coisa. Dispute um campeonato, ganhe dinheiro, compre carros, libere pistas e repita a exaustão.

Concordo com o Gavin Raeburn da Codemaster. Para ele o jogo que mais respeita atualmente é o Test Drive Unlimited. Aceito que você pode até dizer que não gostou da jogabilidade, ou dos gráficos, mas temos que admitir que a o "mundo permanente" do jogo é algo fantástico. O fato de você estar em uma cidade e poder iniciar uma corrida contra outro jogador sem ter que passar por telas e mais telas de opções é algo inédito e já começa a se tornar referência, vide o Burnout Paradise.

Eles concordam que o multiplayer deve ser melhorado e principalmente mais explorado nos jogos de corrida, o que com o acesso a internet dos novos consoles facilitará e muito este aspecto, contudo, os jogadores também devem dar uma chance para este modo, já que muitos nem aproveitam a jogatina com outros gamers.

Eu gosto bastante de jogos de corrida e nunca havia parado para pensar nisso, mas é verdade. Os games do gênero estão estagnados e é sim preocupante o futuro das disputas por quem é mais rápido. O lado bom desta história é que quando isso acontece, geralmente aparece alguém com uma idéia genial e reinventa o gênero. O problema é até quando teremos que esperar por isto.

[via Kotaku]

relacionados


Comentários