Meio Bit » Arquivo » Games » Havok se tornará free em maio

Havok se tornará free em maio

16 anos atrás

Mais uma notícia excelente para os desenvolvedores independentes que não tem muitos recursos financeiros para criar games com ferramentas avançadas. Segundo o Finalboss, a Havok, uma empresa de uma engine de física que foi comprada pela Intel no ano passado, deixará a ferramenta gratuita a partir de maio deste ano.

Mas nem tudo são flores. Ainda segundo a matéria, apenas a versão para PC da Havok Complete (o kit básico) que será gratuita. É claro que a maioria dos games independentes realmente vão para PCs, que é uma plataforma relativamente barata para desenvolver games e existem muitas ferramentas gratuitas, como o Blender, engines gráficas como a Ogre3D, Irrlicht, jMonkeyEngine, ou mesmo o XNA e a futura PhireEngine.

A Havok é uma das mais usadas atualmente pela indústria, e muitos games excelentes, como o Half Life 2 e Super Smash Bros Brawl (por exemplo) usam a engine para cálculos de física.

Quando ela sair, muita gente vai baixar a mesma. Espero ter tempo para poder estudar ela também e tentar criar games usando seus recursos. Mas com certeza engines como a Ogre 3D podem fazer integração com a Havok para deixar as aplicações com animações e efeitos de física mais realistas.

E tem outra: com a popularização da ferramenta, mais empresas podem querer adquirir outros produtos da Havok, e isso gera mais receita para ela (como as ferramentas Havok Cloth e Havok Destruction, citadas pelo Finalboss). Além do marketing gratuito que ela tem em cada jogo que a utiliza, que na maioria das vezes sempre cita que o game usou a Havok para cálculos de física.

relacionados


Comentários