Meio Bit » Baú » Games » Havok se tornará free em maio

Havok se tornará free em maio

24/02/2008 às 1:20

Mais uma notícia excelente para os desenvolvedores independentes que não tem muitos recursos financeiros para criar games com ferramentas avançadas. Segundo o Finalboss, a Havok, uma empresa de uma engine de física que foi comprada pela Intel no ano passado, deixará a ferramenta gratuita a partir de maio deste ano.

Mas nem tudo são flores. Ainda segundo a matéria, apenas a versão para PC da Havok Complete (o kit básico) que será gratuita. É claro que a maioria dos games independentes realmente vão para PCs, que é uma plataforma relativamente barata para desenvolver games e existem muitas ferramentas gratuitas, como o Blender, engines gráficas como a Ogre3D, Irrlicht, jMonkeyEngine, ou mesmo o XNA e a futura PhireEngine.

A Havok é uma das mais usadas atualmente pela indústria, e muitos games excelentes, como o Half Life 2 e Super Smash Bros Brawl (por exemplo) usam a engine para cálculos de física.

Quando ela sair, muita gente vai baixar a mesma. Espero ter tempo para poder estudar ela também e tentar criar games usando seus recursos. Mas com certeza engines como a Ogre 3D podem fazer integração com a Havok para deixar as aplicações com animações e efeitos de física mais realistas.

E tem outra: com a popularização da ferramenta, mais empresas podem querer adquirir outros produtos da Havok, e isso gera mais receita para ela (como as ferramentas Havok Cloth e Havok Destruction, citadas pelo Finalboss). Além do marketing gratuito que ela tem em cada jogo que a utiliza, que na maioria das vezes sempre cita que o game usou a Havok para cálculos de física.

relacionados


Comentários