Meio Bit » Baú » Games » Team Speak. O que seria da vida dos jogadores sem ele?

Team Speak. O que seria da vida dos jogadores sem ele?

19/02/2008 às 13:45

Qual é a sensação de jogar qualquer jogo online sem ele? Como que era feito nos primórdios da "era online" para a comunicação instantânea dos jogadores? Para quem está boiando, vamos lá.

Team Speak, como o nome diz, é um programa utilizado pelos jogadores para a comunicação via fala durante a partida. Falar é bem melhor que digitar, além de travar a sua movimentação, a comunicação não fica assim "tão" instantânea. Lógico que muitos desenvolveram uma habilidade sobrenatural para digitar rápido, outros nem tanto assim. Para por um final nisso inventaram o Team Speak (ou TS para os íntimos).

Eu sou um jogador online do ATS (antes do TS). Joguei Delta Force online entre o período de 2002 a 2004. Naquele tempo, as táticas de jogo eram todas feitas via sala de bate-papo no (glorioso) ICQ. E eram dadas ordens durante os jogos via código para facilitar a digitação. Naquela época surgiu um outro programa chamado Roger Wilco, mas acho que a maioria esmagadora das pessoas que jogavam ainda usavam conexão discada e a qualidade do som era horrível, além de travar meu computador velho.

Hoje em dia é tudo mais fácil. É só por aqueles fones de ouvido estilo "Mickey Mouse" com microfone, ligar o TS no endereço XYZ e sair falando com o time. Técnicas e táticas de jogo são faladas e executadas com a maior facilidade pelos jogadores. Nada de apertar as aspas ou y para "falar" e teu carinha ficar paradão no meio do jogo. Sem mencionar que muitos outros jogos já vem com seu próprio sistema de conversação em áudio para os jogadores.

Muitas histórias, piadas são contadas via TS. Eu lembro uma vez que estava jogando AA (Americas Army) na casa do meu primo e era de madrugada já. Daí aconteceu que o pai de um dos jogadores entrou no quarto de um dos jogadores e deu um esporro homérico nele mandando ele tomar banho, comer alguma coisa e depois dormir, porque ele só ficava naquela porcaria de computador e falando mais "coisas de pais nervosos". Resultado, o cara foi zoado o resto da noite 🙂 . Jogar usando o TS deixa deu companheiro de time ou inimigo de uma forma mais humana, você conhece a voz dele, sabe se ele é mais velho ou tem uma voz de criança ainda. Algumas vozes e sotaques são bem engraçados. Segue abaixo um vídeo muito engraçado "supostamente" gravado pelo TS de um jogador de tíbia. Veja e caia na gargalhada.

Bom, não são todas as pessoas que acham graça nesse vídeo, esses são os mal humorados (pura brincadeira), como meus sócios aqui da CubaGames. Eu e meus primos ficamos por um bom tempo se chamando de "Daniel Paladino", chamando um ao outro de "seu brocha, vem me ajudar" :).

Existe algum outro programa parecido com o TS, ou seja, com a mesma finalidade dele? O Skype também é um programa de conversação via internet (VOIP) mas a finalidade dele é outra, tanto que até tem vídeo nele. E viva o TS, uma das grandes invenções no mundo dos games!

relacionados


Comentários