Meio Bit » Arquivo » Games » Final Fantasy XIII, o VIII, as CGs da Square e outras coisas mais

Final Fantasy XIII, o VIII, as CGs da Square e outras coisas mais

16 anos atrás

Quem acompanha meu blog pessoal sabe que um dos games que mais espero (e que sempre posto imagens lá) é Final Fantasy XIII. Sei que alguns podem não gostar da série, mas opinião é opinião. Eu estou ansiosíssimo por este jogo, e existem uma série de fatores para isto: os gráficos (mesmo considerando que não é só de gráfico que vive os games, mas hoje, se um game sai para o PS3 ou o Xbox 360, tem que ter gráficos decentes! Senão é desperdício de recursos!), a possível história que mistura apelos futuristas com possíveis apelos medievais (o contraste que tem em muitos games da série, misturando vilas medievais e paradas no tempo com cidade enormes e tecnológicas, como em Final Fantasy VIII e em Final Fantasy XII (se o X tem, isso eu não sei, já que ainda não terminei o jogo)), a beleza da possível protagonista, ou mesmo o seu sistema de batalhas, que promete dar ao RPG uma ação digna de um God of War.

Mas tudo são suposições que a gente faz dos vídeos do jogo divulgados pela Square-Enix. E o maior problema é que ela é vaga quanto ao principal projeto da produtora: ela num divulga nada, quando divulga só para alguns sortudos, e as informações são escassas. Ano passado a Konami deu um show de marketing onde em todos os principais eventos ela mostrava algo de Metal Gear Solid 4. Todos os trailers mostrando uma guerra realista impressionaram os jornalistas, blogueiros e jogadores.

Final Fantasy XIII é um dos poucos games que chegam a ter uma quase unanimidade: todo mundo quer jogar o mesmo, só para ver como é que é. Alguns o fazem apenas para xingar (odeio a série Final Fantasy!) e outros são fãs de carteirinha desde os primeiros episódios. No meu caso, eu conheci a série no Playstation, onde o Final Fantasy VIII está entre os melhores games que joguei em vida (a lista será atualizada no final do ano, com a adição de outros games, como o God of War, o melhor game que joguei até hoje).

Quando sai um trailer, todo mundo baba com o nível dos caras. Acho que depois do fracasso de Spirits Within, a produtora não arrisca criar uma animação complexa com regularidade. Tudo bem que a Pixar é a melhor produtora de animações 3D do mundo, mas convenhamos: em modelos humanos a Square é imbatível.

Quando li na Gamers 38 (entrando em estado de nostalgia...) que a cena da dança entre Squall e Rinoa em Final Fantasy VIII e a cena dos dançarinos no final do primeiro CD foi feita sem processo de captura de movimentos, isso me impressionou na época e ainda hoje me impressionam. Os caras manjam: o nível de animação beira a perfeição, e isso para um game de 1999. Numa época onde as animações 3D estavam praticamente engatinhando. Na época o meu vício pelas CGs do jogo era tanto que instalei o Playstation direto no vídeo-cassete (eu não tinha uma TV decente que poderia ligar o console diretamente. Só conseguia jogar com o vídeo-cassete ligado) e gravei em fita todas as CGs, só para ficar revendo as animações de vez em quando.

Hoje é só procurar na internet que tem sites com todas as animações para download ou para assistir no Youtube. Mesmo quem não gosta, acaba ficando impressionado com o nível das cenas. Qualquer Final Fantasy tem seus defeitos como qualquer jogo, mas quando fala das CGs, não tem pra ninguém: ela é a melhor, e é difícil ter alguma produtora que consiga superá-la. O único ponto que ela peca é no quesito ação, mas a própria história dos games mostra isso: jogos com histórias impressionantes, mas lentas para se desenvolver.

Mas isso mudou quando assisti Advent Children e pode mudar com o Final Fantasy XIII (principalmente o Versus), que possui cenas de ação realmente impressionantes. No próximo dia 25 sairá mais informações sobre o jogo, e quem sabe possa sair novas imagens. É claro que apenas na E3 (acho difícil sair algo na Game Developers Conference) que pode sair novas informações, como novos personagens, novos trailers, e outros. Esperemos que a Square não nos deixe na mão este ano, já que os jogadores estão sedentos de informações.

A esperança é a última que morre!

[Via FFShrine e FF-XIII.net (imagens)]

relacionados


Comentários