Meio Bit » Arquivo » Games » Os games que definiram seus gêneros

Os games que definiram seus gêneros

16 anos atrás

Mais uma lista, que merece ser mostrada aqui e comentada (e bem parecida com esta outra): os games que definiram os seus gêneros. Em outras palavras, são os games-referência, aqueles que podem ser citados quando nós falamos de um gênero qualquer dos videogames. Quando você escuta (ou lê em sites e blogs) a palavra jogo online, acaba se lembrando do World of Warcraft, sem nem pensar muito. Ou você pensa na expressão jogos de espionagem e acaba se lembrando do Metal Gear Solid. De RPGs, bem, a série Final Fantasy é uma das melhores (e maiores) séries dos videogames, sendo que alguns deles, como o VII, são os mais lembrados pelos saudosistas de plantão. É claro que o mundo não é só jogo antigo, sendo que os próximos games podem entrar no lugar dos games anteriores e se tornarem games-referência.

Vamos a lista:

Ação - God of War
Adventure - Quest of Glory I
PC RPG - Fallout
Console RPG - Chrono Trigger
Estratégia em tempo real - Company of Heroes
MMO - World of Warcraft
Corrida - Gran Turismo 2
Tiro em primeira pessoa - Half Life
Tiro em primeira pessoa (multiplayer) - Halo 2
Puzzle - Tetris
Casual - Bookworm
Luta - Street Fighter II
Shoot-em-up (jogos de navinha) - Ikaruga
Survival Horror - Resident Evil 2
Música (Rítmo) - Guitar Hero 2
Pistola - The House of the Dead 2

Comentando alguns ítens dessa lista, o Gran Turismo (citando o primeiro game) realmente é um dos melhores games de corrida, mas alguns como o recente Forza Motorsport 2 ou até mesmo a nova versão do simulador da Sony pode tomar o seu lugar. Apesar da série Need for Speed ser uma das séries mais famosas dos jogos (que atingiu seu auge nos dois primeiros Underground) foi Gran Turismo que inaugurou a era dos simuladores, com física realista e jogabilidade excelente e desafiadora.

Já os jogos de ação, realmente o God of War é um dos melhores, mas se for analisar a ação de Metal Gear Solid, o tem-se um empate. Tudo bem que a quantidade de inimigos é bem diferente, mas a ação é praticamente a mesma, mesmo sendo um game de espionagem.

Sobre puzzles, realmente será difícil encontrar algum game que fique mais famoso do que o conhecidíssimo Tetris. E nos games de luta, é difícil encontrar alguém que não gostou de Street Fighter II. Ele foi praticamente um game perfeito.

relacionados


Comentários