Meio Bit » Arquivo » Games » IA melhorada no Wii

IA melhorada no Wii

16 anos atrás

Já perdi as contas de quantas vezes reclamei sobre o atual estágio da inteligência artificial nos games. Não que eu ache que o QI dos personagens sejam menores que de uma beterraba, mas acredito que o comportamento dos NPCs não tenha evoluido tanto quanto os gráficos, física ou som.

Com raras exceções, os jogos ainda sofrem de atitudes muito robóticas e invariavelmente isso acaba prejudicando a jogabilidade. Ainda sonho com o dia em que todos personagens temam em perder suas vidas e que criem laços emotivos entre si ou com o próprio jogador, de acordo com as atitudes tomadas durante os jogos.

De toda forma, quem deu um importante passo rumo a uma melhor implantação de IA nos jogos do Nintendo Wii foi a Kynogon. A empresa fundada no ano 2000 se tornou referência no ramo e já atende produtoras como Sony, Microsoft, Electronic Arts, SEGA, Epic, Bathesda e a própria Nintendo com o Game Cube.

A Kynogon adaptou seu sistema de inteligência artificial chamado Kynapse para o Wii e a promessa é que os jogos do console possam se tornar mais reais. Para se ter idéia, esta mesma tecnologia é usada nos jogos Alone in the Dark 5, Fable 2, CrackDown e Battelfield 2: Modern Combat e Unreal Tournament 3. A empresa vende esta tecnologia também para ser usada em simuladores de tráfego, aplicações militares e sistemas de simulação de segurança usados no desenvolvimento de prédios, estádios e shoppings.

[via WiiClube]

relacionados


Comentários