Meio Bit » Baú » Games » Dificuldade. Você sabe o que é isso?

Dificuldade. Você sabe o que é isso?

26/11/2007 às 18:20

Existe uma coisa que os jogadores mais novo não conhecem. Jogos difíceis. Se você nasceu depois da década de 80 e não tinha/tem o costume de jogar games antigos, provavelmente você se deparou com pouquíssimos jogos realmente difíceis.

Antigamente as produtoras tinham o costume de proporcionar aos jogadores um desafio beirando o impossível. Não era rara conversarmos com amigos que reclamavam não saber mais o que fazer para terminar determinado game. E isso acontecia em quase todos os gêneros. Dos shooters aos beat´ em ups, passando pelos rpgs e jogos de aventura.

Muitos jogos tiravam o sono da rapaziada e quando alguém conseguia chegar ao final de um jogo como Battletoads, Ghosts 'n Goblins, Gradius ou mesmo o Contra, este cidadão era considerado um semi-deus e só faltava sair na rua distribuindo autógrafos.

E pode acreditar em mim, não estou exagerando. Algumas produções eram praticamente impossíveis de serem terminadas e somente após meses e meses de tentativas era possível ver os créditos finais e mesmo assim era privilégio de poucos.

Pode me chamar de nostalgico, mas naquela época dedicávamos muito mais horas a um game. Primeiro porque a oferta era muito menor do que hoje. Havia menos jogos disponíveis, principalmente para nós brasileiros e por isso o que caia em nossas mãos tinha que ser aproveitado. Havia também a questão tempo. A maioria de nós eram crianças-pré-adolescentes que não precisavam trabalhar e tínhamos poucas obrigações, por isso sobrava muito mais tempo.

O outro fator na minha opinião era a questão de honra. Quando se tem 8, 9, 10 anos e o seu vizinho chato conseguiu terminar o Super Mario World abrindo todas as 96 fases, você não pode ficar para trás. Hoje a disputa é por um cargo melhor ou passar em primeiro no vestibular, os games que esperem.

Acho que por parte das produtoras, o maior impecílho é realmente a concorrência. Hoje em dia ninguém pode arriscar perder um jogador por seu game ser muito difícil (não confunda dificuldade com complexidade). Os jogos devem ser mais acessíveis para abocanhar um número maior de consumidores e a dificuldade afasta muita gente.

De toda forma, vez ou outra ainda são lançados alguns games de arrancar os cabelos e caso queira satisfazer seu lado masoquista, dê uma chance ao Ninja Gaiden Black (Xbox), Gradius V (PS2), R-Type Final (PS2) ou Ikaruga (Dreamcast, Game Cube). Só não vá jogar o controle na parede, ok?

Você se lembra de algum jogo que te fez passar muita raiva devido a dificuldade absurda?

relacionados


Comentários