Meio Bit » Baú » Fotografia » Blu-ray encara os downloads e os consumidores

Blu-ray encara os downloads e os consumidores

19/09/2008 às 14:48

Você pode até não gostar da idéia, mas o Blu-ray está mesmo com problemas. Enquanto a associação responsável pelo formato acredita que os preço ainda não podem ser reduzidos devido à pequena fatia de mercado que eles possuem, a mídia enfrenta concorrentes de peso como os DVDs e o download de filmes.

Mesmo nos Estados unidos, a diferença do valor médio de um aparelho de DVD para o mais barato tocador de Blu-ray passa do dobro e some a isso o pequeno detalhe de que não é possível usar um desses novos aparelhos em sua plenitude sem uma tv de alta definição e o investimento começa a ser impraticável para a maioria dos usuários. Além disso, temos ainda os gravadores de DVDs, que segundo a NPD está presente na casa de 53% dos donos de uma HDTV, isso sem falar nos set top boxes. Porém, o maior problema para o Blu-ray vem mesmo da internet.

De acordo com a própria NPD, os donos de uma Tv de alta definição comprarem em média 2.5 filmes e/ou séries de TV por download nos últimos três meses, incluindo aí as compras realizadas por TV a cabo.

Para piorar ainda mais a situação, a pesquisa mostra dados sobre algo que eu sempre defendi: a falta de conhecimento sobre o formato. 39% dos possuidores de uma dessas TVs disseram nunca ter ouvido falar sobre o Blu-ray e 28% disseram não estarem familiarizados com o formato.

Ao que tudo indica, o Blu-ray ganhou sim a batalha (contra o HD-DVD), mas está bem longe de sair vitorioso da guerra. Talvez eles não esperassem dar de cara com um inimigo invisível. Um não, dois: a distribuição digital e a ignorância dos consumidores.

[via TG Daily]

relacionados


Comentários