Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon PowerShot SX10 IS e PowerShot SX1 IS

Canon PowerShot SX10 IS e PowerShot SX1 IS

15 anos e meio atrás

powershot sx1 is

 

A Canon não para de surpreender os consumidores. No mesmo dia que lançou a mega bacana EOS 5D MarkII, ela também anunciou vários pequenos modelos que vão concorrer em categorias específicas de equipamentos. Os mais interessante foram as sucessoras da ultra zoom Canon PowerShot S5 IS. Em vez de apenas um modelo para mostrar a evolução da tecnologia, a empresa coloca duas câmeras no mercado dentro da mesma categoria com especificações muito parecidas, mas com uma grande diferença em seu interior.

Tanto a PowerShot SX10 IS quanto a PowerShot SX1 IS possuem 10 megapixels de resolução máxima, 20x de zoom ótico (equivalente a uma 28-560mm no formato 35 mm), estão equipadas com o novo processador DIGIC 4 que, segundo a empresa, garante melhor processamento da imagem, menor quantidade de ruído e maior retenção de detalhes nas áreas de sombras das fotos, e modo totalmente manual de regulagem além de 14 modos pré-programados e 10 modos de cena. Vale também ressaltar que ambas possuem sapata hot shoe para conexão de flash externo sendo compatíveis com a linha EX da Canon.

Porém, a grande diferença entre as duas se encontra no sensor. Embora ambos sejam do tamanho padrão de 1/2,3 polegadas, a PowerShot SX1 IS é a primeira compacta digital da Canon a usar um sensor CMOS em vez do tradicional CCD. Essa mudança, se conseguir manter a mesma qualidade de imagem, pode trazer grandes vantagens para o consumidor, pois vai resultar em equipamentos mais baratos e com menor consumo de energia. Porém, esse novo detalhe reflete em algumas características da câmera. Justamente para mostrar que as compactas com CMOS são o futuro, a Canon encheu o modelo de algumas vantagens em relação a sua irmã que usa CCD. Enquanto a SX1 IS faz vídeos em alta definição (1920x1080 a 30 fotogramas por segundo e com som estéreo) a SX10 IS chega ao máximo de 640x480 pixels a 15 fotogramas por segundo.

Outras diferenças significativas são o visor LCD TFT de 2,8 polegadas na SX1 IS e de 2,5 polegadas na SX10 IS (sensor mais econômico resulta em LCD maior), a resolução do Eletronic ViewFinder de 148.000 pixels (SX1 IS) e 235.000 pixels (SX10 IS), velocidade de fotos contínuas de 4 fotos por segundo (SX1 IS) e 1,4 fotos por segundo (SX10 IS) e o miniconector HDMI, além da entrada USB e saída áudio e vídeo, na SX1 IS.

Infelizmente a brincadeira não vai sair barato. A SX1 IS vai estar disponível ao consumidor em dezembro a um preço estimado de U$ 920,00 enquanto a SX10 IS vai estar disponível em outubro por cerca de U$ 399,00.

relacionados


Comentários