Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic DMC G1 - O Futuro chegou?

Panasonic DMC G1 - O Futuro chegou?

15 anos e meio atrás

panasonic G1

 

A Panasonic acaba de anunciar a Lumix DMC G1, que é a primeira compacta do mundo com lentes intercambiáveis. A câmera é fruto da parceria com a Olympus que promete ser o ponto de partida para toda uma nova geração de câmeras de alta qualidade. O principio é simples. Pega-se uma DSLR e elimina-se o sistema de espelho e visor ótico. O resultado é uma enorme economia de espaço no corpo da câmera o que tem como conseqüência equipamentos menores e mais leves, mas sem abrir mão da qualidade de imagem. Para falar a verdade, estava demorando muito para isso acontecer. Como o próprio Dpreview colocou na matéria do anuncio da câmera, qual é a finalidade do espelho em câmeras digitais? É apenas um resquício da era do filme e constituí mais partes mecânicas que podem dar problemas com o uso.

A nova Lumix DMC G1 vem equipada com um viewfinder eletrônico de alto desempenho com 1,4 milhões de pontos e possuí 12 megapixels de resolução máxima usando um sensor CMOS do sistema 4 terços (metade do tamanho de um fotograma de 35mm). Uma das vantagens da eliminação do espelho, além do tamanho do corpo da câmera, é a diminuição da distância entre a lente e o sensor, o que resulta em lentes menores e mais leves. Embora seja um equipamento baseado em um conceito novo, o resto das especificações trás o que já estamos acostumados nas demais câmeras digitais, como o estabilizador de imagem, os diversos modos inteligentes de cena, detecção de face e demais perfumarias.

A Olympus também vai colocar no mercado câmeras com essas características, mas até agora nada foi comentado pela empresa. A DMC G1 vai estar disponível ao consumidor em novembro.

 

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários